Sociedade

Ciclo de debates "Fora de portas: e quem não pode vir ter connosco?" promovido pela Acesso Cultura

  • Notícia

    Notícia

#DN_museu_nacional_sores_reis.jpeg

DR

Tem início, esta terça-feira, dia 21, o ciclo de debates da Acesso Cultura de 2017, no Museu Nacional Soares dos Reis, às 18,30 horas e com entrada gratuita.

A Acesso Cultura é uma associação privada, sem fins lucrativos, que se destina a promover as condições de acessibilidade física, social e intelectual nos espaços culturais e na oferta cultural.

Foi fundada em 2013, embora tenha vindo a desenvolver este trabalho desde 2003.

No Porto, vão ser realizados quatro debates no Museu Nacional Soares dos Reis, com a novidade, este ano, de serem acompanhados de Interpretação em Língua Gestual Portuguesa, no âmbito de uma parceria com a Associação Laredo, com Cláudia Braga.

O primeiro tema, que já foi objeto de debate no passado, foi selecionado após consulta pública realizada em novembro de 2016, e é dedicado aos projetos que levam a oferta cultural até às pessoas. 

"Fora de portas: e quem não pode vir ter connosco?" é o título agregador deste debate que tem como convidados Fernanda Araújo, da Direção Regional de Cultura do Norte, Samuel Guimarães, do Serviço Educativo do Museu do Douro,  Sofia Carneiro, da Biblioteca Municipal de Vila Nova de Gaia. 

A moderação do debate estará a cargo da jornalista Cláudia Monteiro.

Os debates estão abertos aos profissionais do setor cultural e a todas as pessoas interessadas no sentido de oferecer uma reflexão conjunta sobre as questões da acessibilidade que têm um impacto extremamente significativo no nosso dia-a-dia, no espaço de trabalho e na natureza das relações entre pessoas com perfis variados.