Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Assistência Farmacêutica às Populações - Linha Nacional 1400 garante acessibilidade ao medicamento
31-07-2020
No atual contexto de pandemia da COVID-19, as farmácias permanecem determinadas em garantir a acessibilidade dos portugueses ao medicamento, procurando dar a melhor resposta às necessidades das pessoas. 

Com vista a assegurar a cobertura farmacêutica, prestar um serviço de turnos de serviço mais eficiente e proteger a segurança das equipas das farmácias na fase da pandemia, foi implementada uma reorganização do serviço de turnos das farmácias.

Em simultâneo com esta reorganização, foi implementada em todo o país a Linha Nacional 1400.

A Linha 1400 é gratuita e funciona 24 horas por dia, sete dias por semana, assegurando o acompanhamento completo dos utentes, direcionando para a farmácia da sua preferência que se encontre mais próxima e com capacidade de dar resposta urgente ao seu pedido de medicamentos.

O serviço da Linha 1400 tem contribuído, desta forma, para uma melhor orientação do utente no sistema de saúde, evitando-se, assim, deslocações desnecessárias do próprio ou seu familiar.

Desde o passado mês de abril, mais de 6000 atendimentos foram iniciados por esta nova porta de entrada nas farmácias, com especial destaque para o período entre as 21 horas e as 9 horas do dia seguinte.

O número médio diário de chamadas está a aumentar gradualmente, assistindo-se neste momento a cerca de 170 chamadas por noite.

Este crescimento resulta de uma progressiva informação sobre a Linha 1400 junto dos portugueses e das Unidades Hospitalares e de Cuidados Primários, que se encontram já a referenciar os doentes no período noturno para a Linha 1400.
Desta forma, cada utente terá à sua disposição um serviço de assistência farmacêutica mais diferenciado e adequado às reais necessidades das populações.