Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

A nova equipa da direção da UPTEC instala-se em setembro
26-08-2019

A UPTEC - Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade Porto conta com uma nova direção presidida por Helder Vasconcelos, Vice-Reitor da U.Porto para as relações com empresas, inovação e empreendedorismo.


A estratégia da direção, que agora toma posse, tem como objetivo integrar no mesmo espaço físico duas principais estruturas que apoiam a cadeia de valor de inovação da Universidade: UPTEC e U.Porto Inovação. Para isso, assume como principais metas o reforço da estrutura de transferência de conhecimento da U.Porto, a aposta de captação de financiamento e o estabelecimento de parcerias com entidades nacionais e internacionais na área da inovação.

"Esta nova política de aproximação resultará numa cooperação mais estreita entre ambas as estruturas, bem assim como no aproveitamento de sinergias e de economias de escala", explica Helder Vasconcelos, Presidente da UPTEC e Vice-Reitor da U.Porto.

Em setembro, a equipa da U.Porto Inovação instala-se na UPTEC, para "criar uma forte estrutura de apoio à transferência de conhecimento gerado na U.Porto e disponibilizar um conjunto alargado de instrumentos e iniciativas que fomentem a inovação e o empreendedorismo na U.Porto", salienta Helder Vasconcelos.

Da nova equipa fazem ainda parte Maria Oliveira, com funções de Diretora para o Desenvolvimento de Negócio da UPTEC, deixando a coordenação da U.Porto Inovação, e Fernando Pires, que desempenhou funções no Planeamento Estratégico e Participações Empresariais da Universidade, passará a liderar a Gestão Financeira e Fiscal do Parque.
Desde 2007, a UPTEC apoiou mais de 550 projetos empresariais nas artes, ciências e tecnologias. Atualmente, a UPTEC acolhe 186 projetos empresariais e já graduou 73 empresas, que concluíram com sucesso do processo de incubação. As empresas instaladas e graduadas da UPTEC já criaram 2700 postos de trabalho, ocupados maioritariamente por recursos humanos altamente qualificados.