Sociedade

"A Esfera de Empédocles: Uma seleção da Coleção Nacional de Fotografia" para visitar no CPF, a partir do dia 25 de janeiro às 18 horas

  • Notícia

    Notícia

#Gerard_Castello_Lopes_Expo_98.jpg

Gérard Castello-Lopes

A exposição "A Esfera de Empédocles: uma seleção da Coleção Nacional de Fotografia" inaugura no Centro Português de Fotografia (Antiga Cadeia e Tribunal da Relação do Porto) no dia 25 de janeiro, às 18 horas.

Constituída por uma seleção de 28 imagens, a exposição traduz a visão do mundo de Empédocles, um ciclo de mudança eterna, crescimento e decadência, o Amor e o Ódio. No entanto, compete ao visitante a reflexão sobre os efeitos que estes fatores, tão atuais, exercem sobre a sua origem.

Esta mostra representa apenas uma ínfima parte da Coleção Nacional de Fotografia da teoria do filósofo Empédocles.

A escolha versa, essencialmente, sobre vários autores contemporâneos, portugueses e estrangeiros, sem preocupações sobre a evolução histórica de correntes fotográficas ou influências.

O objetivo fundamental é promover o diálogo e o confronto de visões interpretativas pessoais, não só pelo tema em si, mas pela sua representatividade.

Os fotógrafos representados são António Leitão Marques, Bernard Faucon, Bernard Plossu, Carel Van Hees, Carlos Calvet, Debbie Fleming-Caffery, Dominique Mérigard, Duarte Belo, Emanuel Brás, Georges Dussaud, Gérard Castello-Lopes, Jorge Henriques, José A. Chambel, José Manuel Rodrigues, Larry Fink, Mário Cravo Neto, Pedro Letria, Sebastião Salgado, Virgílio Ferreira.

A exposição estará patente ao público, no Centro Português de Fotografia (Antiga Cadeia e Tribunal da Relação do Porto), de 25 de janeiro a 4 de março de 2018.