Sociedade

Zonas pedonais temporárias vão ter mais animação e desporto

  • Notícia

    Notícia

#mno_ruas_pedonais_temporarias_03.JPG

Miguel Nogueira

No próximo domingo, há ainda mais motivos para sair à rua e usufruir das zonas pedonais temporárias do centro da cidade. De forma a melhorar a experiência no espaço público, o projeto municipal acrescenta agora aulas de relaxamento e exercício físico, jogos tradicionais e várias propostas de animação na Avenida Rodrigues de Freitas, Rua de Passos Manuel e no Passeio das Virtudes.

O quinto fim de semana do projeto municipal que implementou 13 zonas pedonais temporárias no centro da cidade traz novidades, com um reforço das propostas de animação e desporto, que serão dinamizadas pela empresa municipal Ágora - Cultura e Desporto do Porto e por vários parceiros privados.

O objetivo é tornar estas artérias ainda mais atrativas, melhorando a experiência do espaço público, dando-se naturalmente preferência aos troços que estão totalmente condicionados à circulação de trânsito automóvel no horário de funcionamento das zonas pedonais temporárias, entre as 8 horas de sábado e as 20 horas de domingo.

Nesse contexto, as propostas planeadas para este próximo domingo vão ter lugar na Avenida Rodrigues de Freitas, na Rua de Passos Manuel e também no Passeio das Virtudes, sempre respeitando as normas de segurança sanitária em vigor.

No plano desportivo, e aproveitando o retomar do programa "Porto a Treinar", serão dinamizadas aulas de exercício físico e relaxamento, numa parceria com o grupo Solinca Health & Fitness. Embora de participação gratuita, as aulas obrigam a inscrição prévia para o email apoio@scfitness.pt, estando limitadas a 20 alunos por sessão.

Neste primeiro domingo, vão ser realizadas duas aulas, ambas entre as 11 e as 12 horas: uma de Body Attack (treino cardiorespiratório que combina movimentos aeróbios com exercícios de força e estabilidade), na Avenida Rodrigues de Freitas, junto ao cruzamento com a Rua Duque da Terceira; e outra de Body Balance (treino que contempla movimentos de ioga, tai chi e pilates), no Passeio das Virtudes.

Durante a tarde, entre as 14 e as 19 horas, os "Jogos do Hélder" vão transformar parte da Avenida Rodrigues de Freitas, no cruzamento entre a Rua do Barão de São Cosme e a Rua do Duque da Terceira, num enorme tabuleiro de sentido único (tipo Jogo da Glória), com vários jogos (estações) e desafios para toda a família. Tudo a uma escala diferente do habitual e com a particularidade de se jogar com os pés ao invés das mãos. A partir dos 10 anos, o uso de máscara é obrigatório. As inscrições são feitas no local.

As duas últimas propostas de animação vão também decorrer ao longo da tarde de domingo, entre as 16 e as 19 horas, envolvendo o coletivo Seistopeia e o Projeto EZ.

No primeiro caso, a Rua de Passos Manuel será a passerelle por onde vai desfilar o esquadrão do Soul Trio, prometendo espalhar estilo e por toda a gente a rir, a dançar e a cantar, sempre com o devido distanciamento físico.

Por sua vez, o projeto EZ vai invadir o Passeio das Virtudes, com uma divertida dupla de Sapadores, sempre pronta a não ajudar, mas sempre disponível para atrapalhar. Um espetáculo de rua "clownesco", onde tudo pode acontecer.