Mobilidade

Zona de Bessa Leite vai ter estacionamento de duração limitada e áreas exclusivas para moradores

  • Notícia

    Notícia

#mno_mobilidade_escolas_3.jpg

Miguel Nogueira

O alívio da forte pressão de estacionamento na zona Bessa Leite, bem como a criação de áreas exclusivas para viaturas de moradores, está na base da implementação, no local e em arruamentos adjacentes, de Zonas de Estacionamento de Duração Limitada (ZEDL). 

Com a medida, a Câmara do Porto pretende melhorar as condições de mobilidade e de usufruto do espaço público, atendendo ao facto de nesta zona, próxima à Avenida da Boavista, ser frequente o estacionamento obstruente. Acresce que, sendo uma área residencial, são os moradores os principais lesados.

No desenho da ZEDL de Bessa Leite, que entrará em funcionamento no início do mês de outubro (próximos dias), foi por isso considerada a criação de bolsas para moradores, ou seja, zonas exclusivas para viaturas de residentes, mediante a aquisição de avença anual. 

As ZEDL são zonas da cidade, devidamente sinalizadas, onde o estacionamento na via pública é pago pelo utilizador, de acordo com a tarifa aplicada. A sua implementação promove a rotatividade dos lugares de estacionamento, impede situações abusivas de apropriação da via pública e permite garantir lugares disponíveis para os residentes.

A ZEDL de Bessa Leite vai ao encontro da estratégia de mobilidade preconizada pela Câmara do Porto, que tem um novo regulamento de estacionamento em vigor desde 9 de junho. A alteração às normas regulamentares das Zonas de Estacionamento de Duração Limitada e Lugares de Estacionamento Privativo foi aprovada em reunião de Executivo em janeiro e passou pelo necessário processo de discussão pública. Considerando o facto de o estacionamento na cidade ser finito, o regulamento permite lidar com maior facilidade com pontos de pressão existentes em vários locais da cidade, como é o caso de Bessa Leite.