Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Zona da Asprela tem nova residência universitária
20-11-2019
A residência universitária Milestone Porto Asprela foi formalmente inaugurada ao final do dia de ontem. Representa uma oferta acrescida de 220 quartos individuais numa das principais áreas de ensino superior da cidade e que está em grande reformulação urbanística e ambiental.

O projeto da empresa austríaca, que envolveu a consultora imobiliária Predibisa e a construtora Garcia Garcia, tem algumas características que demonstram preocupações de caráter ambiental e "garante à cidade um edifício de acordo com os mais elevados padrões internacionais em termos de residências para estudantes universitários", segundo a Milestone.

O edifício de arquitetura contemporânea é rasgado por grandes janelas e com espaços interiores ideais para a concentração nos estudos, individualmente ou em grupo, mas também pensados para momentos mais descontraídos nos terraços, no ginásio e em áreas comuns. Todos os quartos individuais dispõem de uma pequena cozinha e uma casa de banho privativa, além de estarem totalmente mobilados e equipados.

Melhor ambiente

Acresce que a Milestone Porto Asprela é candidata à Certificação LEED, que promove uma abordagem integrada para a construção "verde", tendo em conta, na avaliação dos imóveis, aspetos que vão desde a sua conceção até à operacionalização ao longo da vida e execução. Isto porque a nova residência universitária permite um estilo de vida sustentável em todos os pequenos gestos, recorrendo a soluções como a reutilização da água usada nos banhos para as sanitas, a escolha de equipamentos elétricos e mecânicos de elevada eficiência energética, o controlo dos caudais nas torneiras, a utilização de energias renováveis e de sistemas inteligentes para gestão de equipamentos, controlo de sistemas de ar condicionado pela abertura de janelas e recurso a revestimentos com eficiência térmica e que favorecem a iluminação natural.

A localização, na Rua de Manuel Pacheco de Miranda, a curta distância da estação de Metro e de outros transportes públicos e com acesso fácil à Via de Cintura Interna, insere a residência universitária no Polo da Asprela, onde funcionam as faculdades de Medicina, Economia, Engenharia, Ciências da Nutrição e Alimentação, de Desporto, Medicina Dentária e Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, bem como do Instituto Politécnico do Porto e da Universidade Fernando Pessoa. Integra-se, por isso, no vasto projeto de criação do Parque Central da Asprela, que vai fazer nascer um novo pulmão verde na cidade.

Veja aqui ao detalhe o que ali vai nascer: