Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Women Summit estreia-se no Porto a 7 e 8 de março
17-02-2017

Para fomentar o debate sobre a igualdade do género e o crescente papel da mulher na sociedade, o Palácio da Bolsa, no Porto, vai receber a 7 e 8 de março a primeira edição do "Women Summit".


O evento, organizado pela revista portuense "One World", conta o apoio institucional da Câmara do Porto, e vai juntar 36 mulheres de renome nacional e internacional para debater a igualdade de género.


Dividida por quatro painéis temáticos - Negócios e Empreendedorismo; Política e Sociedade; Ciência e Tecnologia; e Arte e Cultura -, a conferência vai reunir um leque alargado e diversificado de oradoras, entre as quais a arquiteta e ilustradora Ana Aragão, a diretora da Unidade de Cidades da INTELI, Catarina Selada, a presidente do Clube de Produtores do Continente, Ondina Afonso, a jornalista e editora Isabel Canha, ou a vice-presidente da Câmara do Porto, Guilhermina Rego.


A iniciativa conta igualmente com uma comissão de honra, composta por 20 personalidades femininas, das quais se destacam a presidente da Fundação de Serralves, Ana Pinho, a presidente indigitada da Fundação Calouste Gulbenkian, Isabel Mota, professora Catedrática da Universidade Nova Lisboa e Directora do Centro de Investigação de Materiais, Elvira Fortunato, e ainda Manuela Veloso, professora e investigadora em inteligência artificial e robótica na Carnegie Mellon University.


De acordo com a organização, a"Women Summit'17 pretende constituir-se como um "momento de reflexão único" que vai ao encontro de um público feminino ativo e multifacetado.


Segundo dados da Eurostat, citados em comunicado, Portugal é o país da União Europeia onde a desigualdade salarial entre homens e mulheres mais aumentou com a crise. Portugal é, também, o quarto país da UE que emprega menos mulheres em tecnologia (14%). A violência contra mulheres mata mais em todo o mundo do que o cancro, a malária, os acidentes de trânsito e as guerras, segundo dados da Forbes de 2015, enumerados pela "One World".


A Women Summit'17 é promovida pela One World e conta com o apoio institucional da Câmara Municipal do Porto, da Associação Comercial do Porto, da Universidade do Porto e do Turismo do Porto e Norte de Portugal.