Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Votação para o Prémio do Público do PortoCartoon 2016 está na reta final
20-12-2016

A votação para a escolha do Prémio do Público do PortoCartoon 2016 está na reta final. O público tem até ao final do ano para escolher o seu desenho favorito, num total de 31 trabalhos concorrentes.

Nesta votação pública, a participação pode ser feita online, através do Museu Virtual do Cartoon, ou nas urnas físicas localizadas no Museu Nacional da Imprensa e no Aeroporto Francisco Sá Carneiro.

Integrada na 18ª PortoCartoon-World Festival, esta iniciativa, cujo tema foi o Entendimento Global, trata-se de uma votação a nível mundial, onde qualquer pessoa tem a oportunidade de escolher o seu cartoon preferido, independentemente da votação do júri feita em abril deste ano.

Os desenhos em disputa foram recebidos de países tão diferentes como o Irão, Turquia, França, Roménia, Israel passando pelo Brasil, Itália México, Alemanha, Ucrânia, Rússia e Nicarágua. De Portugal, estão em votação os trabalhos finalistas dos cartoonistas Vasco Gargalo e António Santos (Santiagu).

O autor do desenho mais votado será convidado para uma exposição individual, em 2017, em Portugal. Anualmente, as exposições dos vencedores do Prémio do Público têm sido inauguradas em junho, a par de outras mostras da descentralização habitual do PortoCartoon.

Desde a implementação desta votação, em 2006, já venceram o Prémio do Público do PortoCartoon os artistas Ludo Goderis (Bélgica), Ronaldo (Brasil - duas vezes), Guo Zhong (China), Zygmunt Zaradkiewicz (Polónia), Santiagu (Portugal), Fernando Camarneiro (Portugal) e Diego Herrera - Yayo (Canadá ). Em 2015, registou-se, pela primeira vez, uma concordância entre a escolha do júri e a do público. O cartoonista Alessandro Gatto (Itália) foi o grande vencedor em ambas as competições.