Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Vitórias de Sara Moreira e António Pedro Rocha marcam a última corrida do ano na cidade do Porto
30-12-2018

A 25.ª corrida Liberty Seguros São Silvestre Cidade do Porto terminou nesta tarde com a já esperada vitória de Sara Moreira, que assim igualou o recorde de quatro conquistas do 1.º lugar pela veterana Fernanda Ribeiro. Mas a surpresa aconteceu no sprint final que decidiu quem subia mais alto no pódio masculino, tendo António Pedro Rocha superado Rui Pedro Silva.


Os 15 000 participantes da prova partiram da Avenida dos Aliados às 18 horas e os 10 quilómetros do percurso pela cidade tinham desde logo como favorita a sportinguista Sara Moreira. Já vencera em edições anteriores a "São Silvestre" do Porto, nomeadamente em 2008, 2009 e 2015, pelo que não foi de estranhar que confirmasse a meta a que se propunha, averbando a sua quarta vitória absoluta nesta prova e equiparando o recorde de Fernanda Ribeiro, que se sagrou vencedora no Porto nos anos 1998, 2000, 2001 e 2010.


Já o mesmo não se pode dizer do setor masculino, onde o primeiro lugar foi decidido num renhido sprint final, já próximo da meta nos Aliados. Se o favorito era o também sportinguista Rui Pedro Silva, em cujo palmarés estão oito vitórias nesta prova, os últimos metros foram literalmente galgados por António Pedro Rocha. Envergando a marca do CD São Salvador do Campo (Santo Tirso), o atleta que se estreara no ano passado acabando por desistir conseguiu desta vez superar a concorrência e ser o primeiro a passar a meta.


Em termos gerais, e após Sara Moreira, o setor feminino teve ainda no pódio Emília Pisoreiro (Recreio Desportivo de Águeda) e Vanessa Carvalho (SC Braga), enquanto o masculino juntava a António Pedro Rocha dois atletas do Sporting, designadamente Rui Pedro Silva e Hélder Santos. 


A festa dos vencedores foi também a festa do público, que acorreu à Baixa aproveitando o ambiente festivo desta quadra e as diversões espalhadas pela cidade, onde a grande festa da chegada do Ano Novo se volta a fazer, desta vez com Pedro Abrunhosa e a já tradicional sessão espetacular de fogo-de-artifício.