Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Visões Úteis vai a Campanhã "exigir o futuro" com projeto internacional
11-07-2017
O Visões Úteis leva a Campanhã nesta semana o projeto europeu "Exige o Futuro / Reclaim the Future", que integra parceiros da Suécia, Letónia, França e Escócia.
Inspirando-se na energia e no potencial para a mudança que caracterizam os Carnavais, cada parceiro desenvolve no seu país um conjunto de atividades que culmina em dois ou três dias de apresentações públicas.
 
"Reclaim the Future" dá voz a diferentes periferias europeias, sublinhando o seu papel e importância na construção de um futuro partilhado e descobrindo pontos de contacto entre comunidades geograficamente distantes.
 
O projeto tem a duração de dois anos e terminará em 2018 com um evento em Bruxelas, construído coletivamente e integrando elementos e contributos das comunidades locais dos diferentes países.
 
A representação portuguesa do projeto, coproduzido pela Câmara do Porto e inserido no programa municipal "Cultura em Expansão", acontece a 13, 14 e 15 de julho e é inspirado pelo desejo de dar visibilidade pública ao trabalho de agentes, entidades, coletivos e associações de Campanhã, com quem o Visões Úteis levou a cabo sessões de trabalho ao longo dos últimos meses. Pretende-se ainda promover o encontro destes grupos entre si e com artistas e coletivos internacionais que desenvolvem atividades afins.
 
Com acesso gratuito, estes três dias de atividades fornecem espaço privilegiado à criação artística, investigação, encontro e participação comunitária.
 
PROGRAMA:
Dia 13 de julho (5ªfeira)
Conferência "Da mesma laia" - conversas e embaraços sobre arte e comunidade
10h30 - MIRA FÓRUM
15h30 - Associação Recreativa os Malmequeres de Noêda
 
Dia 14 de julho (6ª feira)
"A Europa é aqui" - encontros entre agentes de Campanhã e parceiros internacionais
10h e 15h - Vários locais
 
Teatro "Reconstruindo a peça":
"C'est tout" - reconstrução portuguesa de um espetáculo sueco
"trans/mission" - reconstrução sueca de um espetáculo português
21h30 - MIRA FORUM
 
Dia 15 de julho (sábado)
"Parada Desatada" - desfile de São Vicente de Paulo ao Matadouro
17h - Praça da Corujeira