Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Visitas e circuitos assinalam no Porto o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios
16-04-2018

A Câmara do Porto preparou uma série de visitas-guiadas e percursos orientados de participação gratuita, que vão assinalar na cidade o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, na próxima quarta-feira, dia 18.


As diversas propostas municipais decorrerão em simultâneo em diferentes locais, sendo a primeira dedicada ao "Trajeto: memória e valor", que consta da revisitação de lugares de memória patrimonial. Inicia-se com a apresentação da Carta de Património da Cidade enquanto instrumento de valorização dos bens culturais (10h00 no Palacete dos Viscondes de Balsemão) e prossegue com visitas à exposição sobre recuperação do património que está patente nos Paços do Concelho (11h30). Da parte da tarde, às 14h30, há visita ao Arqueossítio da Rua de D. Hugo (na foto) e à Capela de Nossa Senhora das Verdades.


A participação no "Trajeto: memória e valor" é gratuita e pode ser realizada na totalidade ou parcialmente, sendo aconselhável a inscrição prévia para o correio eletrónico patrimoniocultural@cm-porto.pt . 

A segunda sugestão é uma visita orientada à Casa do Infante, pelas 11h00, que dá a oportunidade de conhecer a história deste Monumento Nacional, local do nascimento do Infante D. Henrique e alfândega régia durante séculos.
Apesar de gratuita, a participação está limitada a 20 pessoas e carece de inscrição prévia (Rua da Alfândega, 10; telefones 222 060 400 ou 222 060 423; correio eletrónico casadoinfante@cm-porto.pt).

Outra proposta que vai decorrer também na Casa do Infante é a sessão dedicada ao Mosteiro de São Bento da Avé-Maria, com início às 14h30. Ao longo de quatro séculos de existência, muitas foram as passagens que marcaram a história deste mosteiro mandado construir por D. Manuel I no início do século XVI e que existiu até falecer a última abadessa, em 1892. Após a sua demolição, o arquiteto Marques da Silva projetou para o local o edifício da estação ferroviária de São Bento.

Por último, a Câmara do Porto propõe a visita ao Circuito Patrimonial das Fontes Urbanas, situado na mata e nos jardins de Nova Sintra, onde está sediada a empresa municipal Águas do Porto. O espaço constitui-se como um espólio singular pelo facto de cruzar vários planos da História, sendo a proposta justamente a de percorrer essas histórias que interligam as fontes e as suas características particulares com a dimensão de contexto dos vários sítios de onde foram retiradas e com o próprio processo histórico da cidade do Porto.
Neste caso, o limite é de 25 participantes e a inscrição prévia (e gratuita) deve ser feita para o correio eletrónico patrimoniocultural@cm-porto.pt .

Esta programação elaborada pelos serviços municipais vai ao encontro do tema proposto pelo ICOMOS (International Council of Monuments and Sites Internacional / Conselho Internacional de Monumentos e Sítios) e seguido pela Direção-Geral do Património Cultural para o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios 2018: "Património: de geração em geração".
Consulte aqui toda a programação nacional e faça a busca por concelho.