Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Visitas a parques da cidade, animação, atividades físicas e Mercado de S. Bartolomeu neste fim de semana
15-08-2020

Em caso de dúvidas sobre o que fazer, o "Porto." volta a reunir um conjunto de sugestões para tornar o fim de semana mais animado e repleto de atividades culturais e de lazer ao ar livre.


A primeira proposta, para cumprir a tradição, é uma visita ao Mercado de São Bartolomeu. O evento inaugura neste fim de semana, das 10 às 19 horas, no Jardim do Passeio Alegre. O mercado voltará a reabrir nos dias 22 e 23 e nos dias 29 e 30 de agosto, dentro do mesmo horário.

Dar um passeio, ou até mesmo fazer um piquenique, no Parque Oriental da Cidade do Porto é sempre um programa a considerar para o fim de semana.

Com uma paisagem sofisticadamente arquitetada, o Parque reúne lagos e flora e fauna variada, em plena agitação urbana. Sendo um dos maiores parques urbanos da cidade, o espaço com cerca de 10 hectares garante uma extensão suficiente para que possa desfrutar tranquilamente de um momento de lazer entre família e amigos, mantendo o distanciamento social necessário.

Se preferir, pode ainda optar por praticar exercício físico sem sair do Parque Oriental, através dos programas municipais Dias com Energia e Domingos em Forma, que contemplam os portuenses com atividades gratuitas de treino ao ar livre nas manhãs de sábado e domingo. Caminhadas, aulas de ioga, pilates, tai chi e exercício físico fazem parte da programação.

Também para exercitar o corpo, a iniciativa "Uma caminhada à descoberta da cidade" incentiva a comunidade, pelo segundo domingo consecutivo, à prática de atividade física regular, através de um itinerário de cinco quilómetros pelas ruas da cidade. O percurso deste domingo, 16 de agosto, tem início marcado no Jardim do Calém.

Se optar por passear em pleno centro do Porto, aproveite as zonas pedonais temporárias que convidam ao usufruto do espaço público durante o fim de semana.

Com 13 artérias da Baixa da cidade cortadas ao trânsito automóvel, entre as 8 horas de sábado e as 20 horas de domingo, a medida municipal permite aos peões circular livremente, apelando para uma mobilidade mais consciente.

De forma a dinamizar a iniciativa, aos domingos, a empresa municipal Ágora - Cultura e Desporto promove ainda propostas diversas de animação e desporto.

Nesta semana, três artérias do Porto vão dinamizar jogos de tabuleiro, oficinas criativas do som e ainda animação de rua.

Além das ruas do centro do Porto, também as avenidas da zona ribeirinha e atlântica convidam a passeios, com os arruamentos igualmente condicionados ao trânsito, entre as 14 e as 19 horas de sábado e as 9 e 19 horas de domingo. Ideal para uma caminhada com vista para o mar ou para a marginal ribeirinha.

Visitas guiadas
Neste domingo, o ciclo de passeios guiados "À descoberta da minha rua" está de regresso. Desta vez, o convite é para percorrer a Rua do Almada e a Rua da Picaria, ambas em plena Baixa da cidade, e ficar a conhecer toda a sua história.

Cinema
Continua a decorrer o ciclo Cinema Fora do Sítio, com uma sessão na noite deste sábado, dia 15 de agosto. O thriller "A Ilha da Fantasia", vai preencher a tela do Complexo Desportivo do Monte Aventino, por volta das 22 horas, e proporcionar aos portuenses mais uma sessão gratuita de cinema ao ar livre.

Exposições
A Galeria Municipal da cidade dá a última oportunidade de visitar duas exposições patentes até dia 16 de agosto. Quase na reta final, "Máscaras (Masks)" e "Apesar de não estar, estou muito", podem ser vistas até domingo, entre as 10 e as 18 horas.