Sociedade

Visitas a empresas mostram capacidade de inovação e as boas práticas locais

  • Notícia

    Notícia

Empresas tecnológicas e indústrias da região abriram as portas à Semana Start & Scale, a decorrer até sexta-feira, 11 de maio. Grupos de convidados nacionais e estrangeiros participaram nas visitas, que mostraram o ecossistema empreendedor e inovador do Porto.

"Scalup walking tour with Porto Tech Hub" e "Tour da Indústria" foram na segunda-feira dois momentos especiais do programa da Start & Scale. BLIP, BySide e Critical Software foram as empresas tecnológicas que deram a conhecer os seus projetos e percursos. Já Super Bock Group, Critical Manufacturing, Efacec partilharam os seus processos e estratégias de digitalização.

O dia contou ainda com uma masterclasse sobre agilidade, que permitiu explorar o desenvolvimento de novas formas de trabalhar. O convidado foi Kiro Harada, que tem trabalhado tanto na área da indústria como de software. Na sessão, explorou diferentes métodos e processos para tornar o trabalho mais fácil e seguro para as empresas, tornando-as mais bem preparadas para maiores desafios.

Durante a Semana Start & Scale, o Porto está a receber comitivas de países como a Coreia, o Brasil e a Colômbia. Estes grupos incluem representantes de organizações que promovem a digitalização da indústria, de cidades e também comunidades tecnológicas. Parte do grupo visitou também o CEiiA e UPTEC e foram todos recebidos nos Paços do Concelho, em conjunto com startups, permitindo um aumento da rede e a exploração de novas oportunidades.

Nesta terça-feira está a decorrer a FIWARE Global Summit, uma conferência que reúne programadores, empresários, decisores políticos e investidores em torno da implementação de soluções que envolvam IoT e Open Data para criação de um futuro mais inteligente nas áreas das cidades, da indústria e da agricultura.

Amanhã são duas as propostas: a "Scaleup for Europe Conference - The City as a Market" e a sessão "Scale me Up! with Filipe Araújo", com o vice-presidente da Câmara do Porto e vereador do pelouro da Inovação e Ambiente a dar a conhecer o ecossistema do Porto.

Conheça AQUI o programa da Semana Start & Scale, que se realiza pelo terceiro ano consecutivo. A iniciativa, promovida pela estratégia ScaleUp Porto., visa precisamente dar a conhecer o universo local nas áreas de empreendedorismo, tecnologia e inovação.