Sociedade

Visitantes da Feira do Livro vão conhecer melhor David Mourão-Ferreira e Óscar Lopes na tarde de sábado

  • Notícia

    Notícia

#DR_retrato_oscar_lopes.jpg

David Mourão-Ferreira e Óscar Lopes são dois dos nomes em foco durante este sábado, no âmbito do programa paralelo da Feira do Livro do Porto, que leva ao Palácio de Cristal numerosas personalidades.

O último fim de semana da Feira do Livro reserva ainda muitos motivos de interesse e atrações para os mais variados públicos, tanto no programa de animação como no programa educativo, com iniciativas ao longo de todo o dia e sempre de acesso livre. Da agenda, que pode explorar aqui, destacam-se dois eventos especiais que, durante o dia de sábado, reunirão várias personalidades para dar corpo a momentos dedicados a dois importantes nomes da poesia e da literatura portuguesa: David Mourão-Ferreira e Óscar Lopes.

Às 12 horas, o Salão Independente (piso 2 da Galeria Municipal) abre-se à descoberta da poesia de David Mourão-Ferreira (1927-1996) com a proposta de um percurso com o título de uma das suas mais conhecidas obras: "Do tempo ao coração".

Trata-se de uma lição do ciclo programado para a Feira do Livro por Anabela Mota Ribeiro, que convidou para orador o poeta e Professor de Literatura Fernando Pinto do Amaral. A sua intervenção  andará em torno de David Mourão-Ferreira e a revista Távola Redonda no contexto da década de 1950; continuidades e ruturas estéticas; o apuro formal da escrita; o equilíbrio entre tradição clássica e modernidade; a recuperação do lirismo; o amor e o erotismo davidianos; Lisboa e outras cidades; o fascínio pela Itália e por outros lugares da Europa; a melancolia como sinal de um "outro" David Mourão-Ferreira.

Mais tarde, pelas 16 horas, é tempo de "Óscar Lopes (1917-2013) - para além das fronteiras do conhecimento", num colóquio que tem lugar no Auditório da Biblioteca Municipal Almeida Garrett e em que se irá lembrar este homem múltiplo, no ano do centenário do seu nascimento. Para tal, a Feira do Livro contará com o testemunho de várias figuras da cena cultural portuguesa que com ele tiveram um contacto privilegiado: Artur Santos Silva, Carlos Magno, Isabel Margarida Duarte, José Luís Borges Coelho, José Manuel Mendes, José Pacheco Pereira e Viriato Pina Moura, sob moderação de Isabel Pires de Lima.

Óscar Lopes (na imagem) foi um intelectual marcante e um cidadão interventivo da segunda metade do século XX. Primeiro professor do ensino básico e secundário, depois professor catedrático e diretor da Faculdade de Letras da Universidade do Porto e seu vice-reitor, destacou-se como linguista, crítico e historiador literário e autor de vasta obra ensaística,

Uma formação multifacetada, cobrindo simultaneamente os domínios da linguística, da musicologia, da história, das línguas clássicas, da filosofia e da literatura, e uma viva curiosidade intelectual conduziram Óscar Lopes ao constante diálogo interdisciplinar, para além das fronteiras do conhecimento, com outros saberes (lógica, neurociência, astrofísica, matemática).

(A Comissão Organizadora desta sessão integra: DEPER / CITCEM  / CLUP / ILC-ML + FCT)

Muitas mais ações vão decorrer na Feira do Livro até domingo à noite, as quais pode consultar no site e também no facebook.