Sociedade

Visita noturna ao Cemitério do Prado do Repouso

  • Notícia

    Notícia

IMG_3329.JPG

O XIII Ciclo Cultural dos Museus prossegue no sábado, 19 de maio, com uma visita noturna ao Cemitério do Prado do Repouso. A iniciativa tem início às 21,30 horas e é conduzida pelo historiador de arte Francisco Queiroz.

A Capela e os jazigos de Francisco de Almada e Mendonça, com escultura de Soares dos Reis e de António Pereira Baquet, fundador do Teatro Baquet, cujo incêndio ocorreu há 130 anos, fazem parte do programa. Os monumentos aos Mártires da Pátria e em memória das vítimas da Revolta Republicana de 31 de Janeiro de 1891, o jazigo do benemérito José Plácido Campeam, entre outros, são outros pontos de uma visita que permite revisitar o passado.

Esta é a terceira visita do mês realizada no âmbito do Ciclo Cultural dos Museus, uma iniciativa municipal. Neste âmbito, as visitas guiadas noturnas aos cemitérios do Porto têm vindo a satisfazer a curiosidade e o interesse de muitos visitantes, designadamente nas vertentes da História e da História da Arte.

A participação na visita obedece a inscrição prévia, que deverá ser realizada AQUI.

No dia 26 de maio, mas à tarde (pelas 15,30 horas), Ana Maria Liberal conduz nova visita ao Cemitério Prado do Repouso. Sob o título "Músicos do séc. XX portuense", dar-se-á a conhecer personalidades como Hernâni Torres, Aureliano da Fonseca, Pedro Osório, Maria Adelaide de Freitas Gonçalves, Vergílio Pereira e António Arroyo. António Oliveira (violoncelo), Maria Kagan (violino) e Sara Carneiro (soprano) acompanham a sessão (inscrição aqui).