Cultura

Visita comentada mostra 3 formas de ler o panótico do Conde de Ferreira

  • Notícia

    Notícia

#CasaArquitetura_Conde_Ferreira_01.jpg

Igreja dos Grilos

DR

O Centro Hospitalar Conde de Ferreira /CHCF) inicia, neste sábado, um ciclo de visitas/conversas para ajudar a ler o sui generis pavilhão que serviu em tempos para os "doentes perigosos".

A recente sessão do ciclo municipal Um Objeto e seus Discursos por Semana, que se focou no panótico daquele hospital, foi ocasião para inaugurar uma exposição sobre o que ficou conhecido por "Pavilhão dos Alienados". Intitulada "Do dispositivo de vigilância ao paradigma da biopolítica", a exposição aprofunda a sessão do Objeto e seus Discursos que, já de si, suscitou grande curiosidade e atraiu muito público.

Como complemento, o CHCF lança agora um ciclo de visitas/conversas em torno do panótico, que pretende servir para revelar três formas distintas de ler um edifício: através do Direito, da Arquitetura e da Filosofia. Vai realizar-se nos segundos sábados de novembro, dezembro e janeiro, às 17 horas, sendo a deste mês orientada por António Tavares, provedor da Santa Casa da Misericórdia do Porto, que oferece a perspetiva do Direito.

Entretanto, a exposição está patente até 2 de fevereiro e a entrada é gratuita, sendo porém necessária inscrição através do e-mail publicos@mmipo.scmp.pt ou do telefone 220 906 961.
Aproveite também para descobrir o que o ciclo Um Objeto e seus Discursos por Semana tem ainda para revelar até ao fim do ano acerca do património que faz a História da cidade, clicando aqui.