Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Visita com curadores e performance marcam o final da exposição Transantiquity
12-02-2019

Duas atividades encerram no próximo sábado o programa paralelo da exposição "Transantiquity", que chega ao fim no dia seguinte, na Galeria Municipal do Porto.


Com início marcado para as 16 horas, decorrerá uma visita guiada à exposição pelos curadores, Filipa Oliveira e Guilherme Blanc, seguindo-se a performance "Prova de Resistência" do artista plástico Pedro Barateiro, criador já com um proeminente percurso internacional, a partir das 17 horas. Em "Prova de Resistência", Pedro Barateiro declamará um poema, em construção e transformação contínuas, que questiona a efemeridade e a possibilidade de criação quando tudo à volta foi destruído.

O conjunto de obras que integram o projeto expositivo "Transantiquity" convoca elementos alusivos à Antiguidade, propondo uma reflexão sobre a sua manifestação na contemporaneidade. Através dessa abordagem, pretende-se abrir o debate sobre a forma como o conhecimento dito "clássico" nos pode oferecer soluções e caminhos para lidar com as diferentes crises com que atualmente somos confrontados, e a crescente necessidade de considerar outras narrativas políticas e geográficas, e não apenas referências da cultura greco-romana.

A exposição é composta por obras dos artistas Ana Mendieta, Ana Vieira, Basim Magdy, Benoît Maire, Clemens Von Wedemeyer, Derek Jarman, Dineo Seshee Bopape, Fernando Lanhas, Francisco Tropa, Gabriele de Santis, Grayson Perry, Guan Xiao, Haris Epaminonda, Jeronimo Voss, Joana Escoval, Mariana Castillo Deball, Mary Reid Kelley e Patrick Kelley, Núria Güell, Pablo Bronstein e Vasco Araújo.

De entrada gratuita, "Transantiquity" pode ser visitada até sábado entre as 10 e as 18 horas e no domingo das 14 às 18 horas.