Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Visita ao Prado do Repouso marca regresso do ciclo cultural dos cemitérios
21-08-2019
O XIV Ciclo Cultural dos Cemitérios do Porto regressa em setembro com uma programação diversificada desde a história à música, passando pela arquitetura e o desenho.

Dia 7, às 21,30 horas, no Cemitério do Prado do Repouso, acontece uma visita teatralizada guiada pela especialista em História da Arte Manuela Cambotas, que irá falar sobre Viterbo de Campos e o casal Rodrigues de Freitas e Ana Luísa. O evento terá a participação do grupo de teatro Confederação, dirigido por Miguel Ramos. 

O Cemitério do Prado do Repouso foi o primeiro cemitério público do Porto, benzido pelo Bispo D. Frei Manuel de Santa Inês, a 1 de dezembro de 1839.
Neste cemitério coexistem ainda os cemitérios privativos da Santa Casa da Misericórdia do Porto, Ordem do Terço e Confraria do Santíssimo Sacramento de Santo Ildefonso.

Dos numerosos monumentos de valor histórico e artístico destaque para a capela do cemitério (o que resta da inacabada Igreja de S. Vítor), o ossário das freiras e um cruzeiro, provenientes do antigo Convento de S. Bento da Avé-Maria, e um crucifixo em ferro, que terá estado exposto no Palácio de Cristal, aquando da Exposição Internacional do Porto, em 1865.

+Info: A visita é de participação gratuita, mas sujeita a inscrição.
Acesso único pela entrada do Largo do Padre Baltazar Guedes.

Conheça toda a Programação 2019.