Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Visita cultural ao cemitério da Lapa
11-06-2015

Prosseguindo o X Ciclo Cultural dos Cemitérios do Porto, a Câmara Municipal do Porto em colaboração com a Venerável Irmandade Nossa Senhora da Lapa, levou a cabo a realização de mais uma visita, desta vez, ao Cemitério daquela Irmandade. A visita foi guiada por Alda Bessa, historiadora de arte, e contou com cerca de 75 participantes.


Após uma breve contextualização histórica, os participantes visitaram o jazigo-capela instituído pela Baronesa da Lapa, Luzia Joaquina Bruce, obras de Emídio Amatucci. Seguiram-se os jazigos-capela do negociante de tecidos e banqueiro Joaquim Pinto Leite, a primeira erigida em mármore branca no Norte do país e a do Visconde de Lagoaça, Presidente da Câmara Municipal do Porto. Houve tempo ainda para conhecer os jazigos de Ferreira Borges (autor do primeiro Código Comercial Português) e do Bispo eleito D. Manuel de Santa Inês, ambos resultado de subscrição pública, entre outros.


O programa continua no próximo sábado, 13 de junho, com a visita ao Cemitério Britânico, em colaboração com a Igreja Anglicana de St James. Face ao elevado número de inscrições, será realizada uma segunda visita no dia 18 de julho, às 15:30h, conduzida pelo mesmo guia, o historiador de arte Francisco Queiroz.