Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Viriato Soromenho Marques inaugura hoje o ciclo de conferências "Do Comum"
12-02-2019

O filósofo e professor catedrático Viriato Soromenho Marques profere hoje a conferência de abertura do novo ciclo "Do Comum", pelas 19 horas no Rivoli, com entrada livre.


A parceria da Universidade Lusófona do Porto com o Teatro Municipal do Porto, que apresenta uma conferência mensal até junho, vem propor a reflexão acerca de tudo o que existe sobre a superfície da terra - a morada dos humanos - enquanto produto de todos os viventes, os antecessores, os sucessores e os contemporâneos.

Partindo da ideia de que tudo o que é privado, particular, emerge da combinação das forças humanas, da peculiar potência do trabalho em comum, este ciclo vai explorar algumas das perspetivas sobre o problema do comum.

A estreia faz-se então com Viriato Soromenho Marques, antigo presidente da associação ambientalista Quercus, que vai falar sobre "A refundação do comum: da grande anomalia ao novo habitar na Terra".

"Do Comum" contará ainda com Sofia Miguens, professora da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (26 de março, Rivoli), António Guerreiro, ensaísta, crítico e editor da Revista Electra (16 de abril, Rivoli), António Machuco Rosa, professor da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (16 de maio, Universidade Lusófona), e Eduardo Souto de Moura, arquiteto (18 de junho, Rivoli).