Sociedade

Videoteca digital AVA tem acesso remoto para leitores das Bibliotecas Municipais

  • Notícia

    Notícia

#fib_Lancamento_videoteca_digital_07.jpg

Filipa Brito

Os leitores inscritos nas Bibliotecas Municipais do Porto já podem ver filmes por acesso remoto a partir de casa, nomeadamente uma seleção dos melhores documentários de 11 festivais europeus.

Todos os detentores de Cartão de Utilizador das Bibliotecas Municipais do Porto passam a ter à sua disposição, até 31 de agosto, o acesso em streaming a uma videoteca digital com uma seleção dos melhores filmes de 11 festivais europeus de cinema documental através da plataforma digital AVA EU (Audiovisual Access Agency).

A disponibilização deste novo serviço a todos os utilizadores inscritos nas Bibliotecas Municipais do Porto que o solicitem resultou de um protocolo estabelecido entre o Município do Porto e a Apordoc, que é parceira do projeto AVA através do Doclisboa, numa iniciativa financiada pelo subprograma MEDIA, do programa Europa Criativa da União Europeia.

Os interessados em obter a password de acesso à plataforma AVA EU deverão enviar um email para bib.agarrett@ cm-porto.pt com a sua identificação: nome e n.º de utilizador.

O lançamento do projeto europeu de videotecas digitais no Porto aconteceu na Biblioteca Municipal Almeida Garrett, em 2018, disponibilizando o visionamento de 11 longas metragens e de 12 curtas.