Sociedade

Vídeo Porto European Best Destination foi duplamente premiado no ART&TUR

  • Notícia

    Notícia

O vídeo do Porto realizado para a campanha European Best Destination conquistou dois prémios no 10.º ART&TUR - Festival Internacional de Cinema de Turismo, evento que tinha em competição 314 obras candidatas de 41 países.

A campanha "European Best Destination - Porto" esteve em particular destaque ao receber o 1.º prémio de Cidade na categoria Destinos Turísticos e também o prémio de Melhor Campanha Audiovisual na categoria Internacional do Festival. Esta série de vídeos contribuiu eficazmente para que o Porto recebesse o título de Melhor Destino Turístico Europeu em 2017. 

Realizado em Vila Nova de Gaia, o ART&TUR é organizado pela APTUR - Associação Portuguesa de Turismologia. Com três secções competitivas, é atualmente uma competição global "dedicada ao reconhecimento da excelência em todos os conteúdos audiovisuais relacionados com a promoção do turismo".

No vídeo do Porto que foi duplamente premiado, são várias as personalidades de diferentes quadrantes da sociedade que, em 60 segundos,  "dão a cara pelo Porto" num apelo à votação na cidade pelo público como Melhor Destino Europeu.

Os músicos Miguel Araújo, Miguel Guedes e Pedro Abrunhosa, a designer de moda Katty Xiomara, os atletas Herrera, Felipe e Sara Moreira, o jornalista Júlio Magalhães e o reitor da Universidade do Porto, Sebastião Feyo de Azevedo, são alguns dos participantes.

Apesar do sucesso desta campanha e do seu alcance motivacional na cidade e pelo país, importa lembrar que o Porto foi eleito European Best Destination com um recorde de 138 mil votos, a maioria oriundos de fora de Portugal. Conforme salientou a organização internacional da iniciativa, pessoas de 167 países, tais como Reino Unido, EUA, Alemanha, Suécia ou Dinamarca, ajudaram a eleger o Porto, que bateu outros 19 destinos propostos.