Sociedade

VIArtes transforma o ViaCatarina numa "Fábrica de Sonhos" cor de rosa

  • Notícia

    Notícia

#fib_fachada_via_catarina_01.jpg

O fim de semana trouxe "nova cara" ao ViaCatarina que, "tal como um castelo de um conto de fadas, (...) está a transformar-se num local de fantasia", aponta a SonaeSierra a propósito da instalação da "Fábrica de Sonhos" - obra vencedora da 4.ª edição do VIArtes.

O autor da obra, o arquiteto bracarense Tomé Capa, de 28 anos, teve como principal preocupação na criação desta instalação o contexto onde ela se insere: um shopping, local onde se reúnem várias lojas que procuram responder aos desejos das pessoas. Com isto em mente, Tomé Capa quis desenvolver uma atmosfera de fantasia em tons de rosa. O resultado foi transformar a fachada do ViaCatarina na tal "Fábrica de Sonhos".

Ao longo dos últimos anos, o Concurso de Arte Pública VIArtaes tem desafiado artistas plásticos, designers, escultores e arquitetos a criarem uma obra de arte pública para a emblemática fachada do ViaCatarina Shopping, cujo edifício foi outrora a sede do jornal "O Primeiro de Janeiro". Uma iniciativa que, segundo a organização, tem aproximado o espaço comercial à comunidade artística e ajudado na democratização da arte.