Cultura

Viale Moutinho apresenta o livro Olhar de Editor de Serafim Ferreira na BPMP

  • Notícia

    Notícia

#DR_olhar_de_editor.jpg

O livro "Olhar de Editor" de Serafim Ferreira é apresentado, em segunda edição, no auditório da Biblioteca Pública Municipal do Porto, às 16 horas deste sábado, numa sessão em que participa o jornalista e escritor José Viale Moutinho.

A sessão, de entrada livre, ocorre no contexto da exposição "Editor de vanguardas: Fernando Ribeiro de Mello e a Afrodite", que está patente naquela biblioteca (Rua de D. João IV, 17, ao Jardim de São Lázaro).

Publicado em 1999 e há muito esgotado nessa primeira edição, "Olhar de Editor" de Serafim Ferreira é uma raridade na bibliografia nacional, um livro (quase) autobiográfico de um editor que lembra os editores que o inspiraram ou com quem conviveu na sua carreira. Do fim trágico de Luiz de Montalvor, o fundador da Ática, aos máximos exemplos de editores marginais por alturas da Revolução de Abril, como o foram Luiz Pacheco e Fernando Ribeiro de Mello, passando pela justa evocação das primeiras mulheres a dirigirem editoras em Portugal (a viúva Moré no Porto, na década de 1870, e Maria Leonor da Cunha Leão, herdeira de Delfim Guimarães) e de editores hoje quase esquecidos (Augusto dos Santos Abranches, Figueiredo de Magalhães, etc.), "Olhar de Editor" é uma homenagem sentida à edição portuguesa de (muito) pequena ou média dimensão nos séculos XIX e XX.

Esta segunda edição da obra apresenta-se ilustrada e acrescida de uma introdução, um índice remissivo e um addendum final: o obituário de Serafim Ferreira escrito por Baptista-Bastos em 2015.

/

"Olhar de Editor"

ISBN 978-989-98987-3-8

210 págs.

210 x 120 mm

€ 15