Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Viaje no tempo com retratos de artistas do Porto do início do século XX
11-08-2020
O teatro era a grande forma de entretenimento dos portuenses, por volta de 1900. Para a divulgação dos espetáculos na cidade, havia um estúdio fotográfico que era o predileto dos artistas. Esse acervo, que também conta uma época, está depositado no Arquivo Municipal do Porto e foi digitalizado para consulta online.

Pisaram os palcos do Porto grandes artistas, muitos pertencentes a companhias lisboetas, outros estrangeiros. Idolatrados pelo público - que acorriam às salas de espetáculo do centro da cidade para assistir a programas de teatro declamado e de revista, mas também vaudevilles, mágicas e zarzuelas - atores e atrizes marcavam o estilo de uma época e os seus retratos convidam a viagens no tempo, despertando a imaginação sobre como era a vida de então.

O estúdio fotográfico Foto-Guedes, de Henrique Guedes de Oliveira, era o preferido pelos artistas, sendo que o próprio Guedes de Oliveira era ligado ao meio, como autor e produtor de peças e revistas. Pelo seu estúdio passaram dezenas de artistas como Palmira Bastos, Lucinda e Lucília Simões, Chaby Pinheiro, Eduardo Brazão, Francisco Taborda, entre muitas outras personalidades do meio teatral.

Estas fotografias estão hoje no Arquivo Histórico Municipal e acessíveis AQUI.