Viagem à construção da Estação de Campanhã recorda Marques da Silva - Notícias - Portal de notícias do Porto. Ponto.
Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Viagem à construção da Estação de Campanhã recorda Marques da Silva
16-04-2018

A Fundação Instituto Marques da Silva (FIMS), a IP-Infraestruturas de Portugal e a CP promovem uma viagem histórica de comboio entre as estações de Campanhã e São Bento, pelas 10 horas da próxima quarta-feira, 18 de abril.


A iniciativa, na companhia dos arquitetos Domingos Tavares (FIMS) e Paula Azevedo (IP), do engenheiro Fernando Pereira (IP) e da historiadora Ana Sousa e do museólogo Luís Lopes (Arquivo Histórico da CP), inclui a visita às duas estações. Aí se falará sobre a Linha do Norte e a rede ferroviária do Porto e, em particular, sobre a construção da Estação de Campanhã, numa visita guiada a esta estação, que precede o embarque no comboio em direção a São Bento.  

A viagem contempla passagem por três túneis e desembocar nesse lugar inundado de luz que José Marques da Silva projetou. Será então altura para se falar do arquiteto e do seu projeto - a Estação de São Bento - concluindo-se a visita com uma apresentação do átrio, onde se dará também destaque à cobertura de azulejos de autoria de Jorge Colaço.

A participação nesta visita é gratuita, mas implica a compra do bilhete de comboio e a inscrição prévia (até ao final da manhã de terça-feira, dia 17) para: Paula Azevedo / paula.azevedo@ippatrimonio.pt ou por mensagem para o telemóvel 919 522 513. 
O ponto de encontro é o Gabinete de Apoio ao Cliente na Estação de Campanhã, às 10 horas.