Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Vencedores das melhores cascatas e montras de São João receberam prémios
07-07-2016

As melhores cascatas e montras de São João voltaram a ser premiadas, num concurso organizado pela Câmara do Porto. A cerimónia de entrega dos prémios decorreu, ontem, no Palacete Viscondes de Balsemão e contou com a presença de Rui Moreira.


O presidente da Câmara do Porto sublinhou a importância de preservar estas tradições que fazem parte do património cultural da cidade, "aquele que nos diferencia dos outros".


"Esta é uma iniciativa que a Câmara acarinha muito, é um aspeto fundamental da nossa cidade e o objetivo é promover e perpetuar a tradição sanjoanina", disse Rui Moreira, referindo que no próximo ano o concurso vai assinalar 70 anos de existência.


Como habitual, nas cascatas de São João o motivo principal é a figura do santo popular, já no concurso das montras, o objetivo é introduzir símbolos alusivos às festas da cidade.


O presidente da Associação de Comerciantes do Porto, Nuno Camilo, elogiou a importância que a autarquia dá a este concurso, patente, inclusive, na presença de Rui Moreira na entrega de prémios.


"É uma iniciativa que, nós, Associação de Comerciantes do Porto, na ótica das montras, apostamos e queremos que continue a crescer de forma a dinamizar a cidade", disse.


Este ano, a cascata vencedora, na categoria geral, foi da freguesia do Bonfim, mais precisamente a cascata elaborada pela Associação de Moradores da Lomba, que recebeu como prémio 1000 euros. No concurso das "Montras de São João" ficou em primeiro lugar a montra da Papel & Companhia, que arrecadou um prémio no valor de 2500 euros.



 

+Info: Conheça aqui a lista completa dos vencedores.