Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Veja as melhores maneiras de chegar hoje à Baixa para ver Diogo Piçarra e no fim de ano Pedro Abrunhosa
29-12-2018
A festa tomou conta do centro da cidade, com animação em vários palcos ao longo deste sábado. E, à noite, Diogo Piçarra dá um concerto nos Aliados, onde Pedro Abrunhosa vai animar a passagem de ano. São três dias de celebração que contam com um plano de segurança e mobilidade, transportes públicos com horários adaptados e parques de estacionamento com preços especiais para transbordo com Andante.  

A procura da Baixa tem feito aumentar o trânsito de automóveis e de peões desde o início da quadra natalícia, sendo de esperar que aumente ainda mais com os concertos desta tarde e desta noite, a animação e a Corrida de São Silvestre de domingo e o grande espetáculo da passagem de ano que tem como protagonista Pedro Abrunhosa e o Comité Caviar, nos Aliados, bem como outros convidados em palcos espalhados pelo centro da cidade. E cujo ponto mais alto será, obviamente, a sessão de fogo-de-artifício concebida a partir de várias das músicas de Abrunhosa e que iluminará o Porto durante os primeiros 16 minutos e meio do ano.

Para que a passagem de ano do Porto seja, novamente, cheia de alegria e diversão, a Câmara Municipal tem já no terreno um Plano Especial de Mobilidade e Segurança que congrega diferentes entidades e inclui condicionamentos de trânsito automóvel específicos para cada um destes dias:


Recorde também que, durante o fim-de-semana, a Rua de Passos Manuel está reservada para peões entre as 14 e as 20 horas.

Estacionamento especial

À semelhança do que aconteceu no Natal, quem escolher o veículo particular para aceder ao centro do Porto nestes sábado, domingo e segunda-feira (dias 29, 30 e 31), a opção mais aconselhável é a de utilizar os parques de estacionamento periféricos localizados fora das zonas com mobilidade condicionada e que oferecem um regime especial na modalidade "Park & Ride Andante": os automobilistas têm à disposição os parques da Casa da Música (644 lugares), do Campo Alegre (497 lugares) e do Metro do Estádio do Dragão (850 lugares), onde podem validar o título de transporte Andante e, assim, estacionarem o carro por 0,95 euros durante um período de 12 horas e apanhar Metro ou autocarro da STCP que circule até à Baixa.

Paralelamente, o parque do Campo 24 de Agosto também irá disponibilizar 300 lugares de estacionamento à tarifa de 5 euros por um período de 12 horas, neste caso sem necessidade de validar o Andante, mas com pagamento obrigatório à chegada.

STCP reforça serviço na passagem do ano

A STCP promove, uma vez mais, uma operação especial que garante o transporte até às proximidades da Avenida dos Aliados, tanto para a ida como para o regresso, ao longo de toda a noite e madrugada entre os dias 31 e 1. Logo a partir das 21 horas e até às 05h30, a STCP irá utilizar os seguintes términos:

R. Restauração - linhas 200-501-507-601-1M-12M-13M
Trindade - linhas 600-602-3M-4M
R. Alexandre Braga - linhas 305-401-700-800-801-7M-8M
R. Bolhão - linhas 502-701-702-5M
Batalha - linhas 500-901-906-10M-11M
R. Alexandre Herculano - linhas 400-904-905

A rede noturna funciona com autocarros de maior capacidade, assegurando os horários habituais, a que se somam os autocarros das linhas da Rede da Madrugada. Esta começa a operar às 21h00 de dia 31 de dezembro e até às 5h30 de dia 1 de janeiro, contemplando o dobro dos autocarros nas linhas que vão para a Baixa, nos troços de maior procura.
A linha 602 muda o término para a Trindade, em articulação com a linha 3M, deixando de efetuar a ligação à Maternidade e Hospital de Santo António.
A Linha 800 (Bolhão-Gondomar) irá funcionar ao longo de toda a madrugada, proporcionando uma ligação mais rápida e direta ao centro de Gondomar.
Para mais informações sobre os horários para estes dois dias, aconselha-se a consulta de cada linha em www.stcp.pt, escolhendo depois o tipo pretendido:

Dia 31 de dezembro - separador Dia Útil
Dia 1 de janeiro - separador Domingos e Feriados

O serviço de Carro Elétrico manterá o funcionamento regular nas três linhas (1, 18 e 22) até às 17h45 do dia 31 de dezembro. No dia 1 de janeiro, os elétricos estão disponíveis a partir do início da tarde (12h30).

De recordar que o parque de estacionamento do Campo Alegre, com tarifário especial Andante nesta noite, é uma excelente opção para quem vem da parte ocidental (Foz, Boavista ou Matosinhos). Com paragem à porta, as linhas 200, 12M e 13M asseguram passagens frequentes, à ida e no regresso.
O sistema "Park & Ride Andante" disponível na última noite do ano permite que a utilização destes parques tenha o custo de apenas € 0,95 a quem tiver feito uma validação Andante para lá chegar (utilização até 12h).
Os outros parques com o sistema "Park & Ride Andante" a custo especial localizam-se na Casa da Música, Trindade, Campo 24 de Agosto e Estádio do Dragão.

É importante comprar antecipadamente os títulos Andante necessários, para a ida e volta e com as zonas adequadas ao percurso, dado que a compra a bordo, além de ser mais cara, pode provocar filas e atrasar as viagens. Alerta-se que a noite de passagem do ano é também altura de atualização tarifária, tanto para assinaturas como para títulos ocasionais, pelo que a compra antecipada de qualquer tipo de título é fundamental.

Metro também reforça circulação

O Metro do Porto, que está a reforçar a fiscalização de títulos de transporte neste período para combater a fraude, começa já neste sábado a oferta reforçada do serviço, tendo em conta nomeadamente o concerto de Diogo Piçarra. Esse reforço abrange toda a Linha Amarela, com frequências de 10 minutos e veículos duplos entre as 20h00 e a 01h00.
No domingo, dia 30, a Corrida de São Silvestre leva também ao reforço do Metro com veículos duplos a circular nas Linhas Azul, Vermelha, Amarela e Laranja.

Já a noite de "réveillon" conta com Metro 24 horas, funcionando sempre em contínuo em toda a rede, exceto na Linha Violeta (com destino ao Aeroporto e que encerra à 01h00). O reforço da oferta começa às 22h00 de segunda-feira, dia 31, em todas as linhas e com serviço maioritariamente em veículos duplos, prolongando-se até às 5 da manhã de dia 1 de janeiro. Depois, a partir das 06h00 do primeiro dia do Ano Novo, a oferta é a equiparada a um domingo (neste caso sem serviços Expresso na Linha Vermelha).
Veja ao detalhe como está organizada a festa do fim do ano na Avenida dos Aliados e conheça a programação ao detalhe: 

29 de dezembro
17h00-21h00 | Coreto do Jardim da Cordoaria
Flashback
DJ Tiago Sousa

21h00-01h00 | Praça de Gomes Teixeira (Leões)
Réveillon na Praça by Mateus
DJ Mero, DJ Vítor Oliveira e DJ Pedrinho K

22h30 | Avenida dos Aliados
Concerto de Diogo Piçarra

30 de dezembro
18h00 | Partida e chegada: Avenida dos Aliados
25.ª Corrida de São Silvestre do Porto

21h00-01h00 | Praça de Gomes Teixeira (Leões)
Réveillon na Praça by Mateus
DJ Vítor Oliveira, DJ Mero e DJ Pedrinho K

31 de dezembro/1 de janeiro - Noite de passagem de ano
22h00-04h00 | Avenida dos Aliados
22h00-23h00 - DJ set de Alberto Rocha & Francisco Moreira 
23h00-03h00 - Concerto de Pedro Abrunhosa & Comité Caviar 
00h00-00h15 - Espetáculo de Fogo de Artifício 
22h00-03h00 | Largo do Amor de Perdição (Cordoaria)
Flashback: Especial Fim de Ano
DJ set de Rui Pimenta & Xico Ferrão
22h00-03h00 | Praça de Gomes Teixeira (Leões)
Réveillon na Praça by Mateus
DJ Mero, DJ Pedrinho K e DJ Vítor Oliveira
22h00-03h00 | Praça dos Poveiros
Réveillon na Praça by Mateus
DJ Vítor Oliveira, DJ Mero e DJ Pedrinho K

1 de janeiro
16h00 | Avenida dos Aliados
Concerto de Ano Novo - Banda Sinfónica Portuguesa