Cultura

Vamos ao Arquivo admirar o projeto de Luiz Cunha de 1961 para a Escola Francesa

  • Notícia

    Notícia

#DR_projeto_Luiz_Cunha_Escola_Francesa_1961.png

O projeto de Luiz Cunha para a Escola Francesa do Porto, datado de 1961, sai das prateleiras do Arquivo Histórico Municipal para a sessão desta quinta-feira de O Documento do Mês, que tem lugar na Casa do Infante pelas 15,30 horas. 

Assinado em co-autoria com Carlos Carvalho Dias e Manuel Marques de Aguiar, o projeto representa um caso emblemático da evolução e da mudança da linguagem arquitetónica. Constitui, nomeadamente, a afirmação crítica aos esquemas geométricos e rigorosos do século XX, crítica à linguagem do moderno, tentativa de recuperação de uma tradição construtiva e uso dos materiais modernos e tradicionais. Constituída por vários corpos distribuídos de maneira irregular sobre o terreno, simula uma situação de causalidade próxima de uma arquitetura adaptada no tempo e ao lugar.

Luiz Cunha, arquiteto portuense com estilo pós-modernista, multifacetado, projeta e executa em Portugal no início da segunda metade do século passado com uma forma e espiritualidade únicas, marcando expressivamente a arquitetura portuguesa.
Entre 1957 e 1966, exerceu funções na Câmara Municipal do Porto, onde colaborou no Plano Diretor da Cidade.  

O ciclo O Documento do Mês pretende aproximar a cidade da sua História, lançando olhares sobre documentos caracterizadores da memória coletiva. As sessões, que se realizam sempre na terceira quinta-feira do mês, são gratuitas, mas de marcação prévia através do telefone 222 060 423 ou do e-mail casadoinfante@cm-porto.pt.