Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Valquíria Dragão de Joana Vasconcelos abre conversa no Museu FC Porto
03-04-2019
"Valquíria Dragão", uma obra da artista Joana Vasconcelos existente no Museu Futebol Clube do Porto, é tema para conversa entre o curador e crítico de arte Miguel von Hafe Pérez e o professor e metodólogo de treino José Neto, na próxima sessão de Um Objeto e seus Discursos por Semana, marcada para as 18 horas do próximo sábado, 6 de abril.

As valquírias, personagens guerreiras femininas da mitologia nórdica, sobrevoavam os campos de batalha de Midgard - o mundo dos homens - com a missão de cuidar dos espíritos dos guerreiros mortos em combate, escolhendo aqueles que eram dignos de serem transportados aos salões de Valhala para compor a guarda pessoal de Odin.

Esses seres mitológicos servem, desde 2004, como inspiração à artista Joana Vasconcelos para criar uma série de obras que, também elas suspensas dos tetos, parecem sobrevoar.

Composta por troféus desportivos, croché em lã feito à mão, tecidos e adereços, a "Valquíria Dragão" (2013) que recebe os visitantes à entrada do Museu Futebol Clube do Porto carrega o espírito guerreiro e a bravura de cada vitória, de cada glória vivida na história do clube.

O ciclo municipal de conversas em torno do património aproveita o Dia Mundial da Atividade Física, 6 de abril, para regressar ao museu, no Estádio do Dragão, onde o diretor de programação Jorge Maurício Pinto acolhe sob este "céu" reluzente a conversa entre Miguel von Hafe Pérez e José Neto.

Apesar de gratuita, a participação está limitada à lotação do espaço.

//
Garanta antecipadamente o seu lugar nas sessões de Um Objeto e seus Discursos por Semana levantando semanalmente bilhete (máximo dois por pessoa) em www.bilheteiraonline.pt ou nos locais habituais.

Pode obter mais informações através de patrimoniocultural@cm-porto.pt ou do telefone 223 393 480 e consultar a programação completa AQUI.