Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

UP mais procurada internacionalmente
26-02-2016

A Universidade do Porto registou, este ano letivo, a maior procura de sempre de estudantes estrangeiros. Foram 2019 novos alunos provenientes de todo o mundo, um número considerado "histórico" de entrada de estrangeiros na Universidade do Porto, a somar aos 2.100 estudantes que se encontram já a estudar nesta instituição da cidade.


Segundo um comunicado enviado pela Reitoria da UP, "para este número contribui a abertura do mercado de recrutamento, antes limitado ao plano Erasmus Mais" e que, agora, está "estendido a outros programas de mobilidade", abrangendo também a Ásia, as Caraíbas e o Pacífico. Os cursos mais procurados são a  Engenharia e a Medicina (incluí Ciências Biomédicas, ICBAS), seguidos das  Letras e da Arquitetura.


Os dados apresentados num artigo de ontem da edição impressa do Jornal de Notícias, são os alunos brasileiros que ocupam o primeiro lugar na lista Top 10 por país de origem, com 726 estudantes, número justificado quer pela facilidade da língua, quer pelas parcerias de intercâmbio com instituições brasileiras. Na segunda posição encontra-se Espanha com a entrada de 196 novos alunos, seguida de Itália com 182. Na quarta posição encontra-se a Polónia com 116 alunos a entrar neste ano letivo na UP. Na lista estão, ainda, os estudantes provenientes da Alemanha (na sexta posição), seguidos da República Checa, França, México, Turquia, e Reino Unido.


Nos testemunhos de alguns dos alunos que escolheram a Invicta e a UP para estudar, estão argumentos como as referências históricas, cultura e beleza da cidade, mercado de trabalho, o idioma (para os brasileiros), o enriquecimento curricular, entre outras razões.