Desporto

Universitários de 22 países já disputam o Campeonato Europeu de Basquetebol

  • Notícia

    Notícia

A cerimónia de abertura do Campeonato Europeu Universitário de Basquetebol 3x3 decorreu na noite desta quarta-feira, dia 31 de julho. A competição decorre até ao próximo sábado, 3 de agosto, com o Oceano Atlântico no horizonte.  

São 18 equipas femininas e 25 masculinas de 22 países, num total de 250 participantes, entre atletas, oficiais, organização, a que se junta uma centena de voluntários, no estádio instalado junto à praia de Matosinhos.

Na cerimónia que ditou o arranque da competição, apresentada na semana passada em sessão pública no átrio da Câmara do Porto, participaram o Secretário de Estado da Juventude e Desporto, João Paulo Rebelo, a vereadora da Juventude e Desporto, Catarina Araújo, a administradora da empresa municipal Matosinhos Sport, Helena Vaz, e o representante da Associação Europeia do Desporto Universitário (EUSA), Milan Zvan, entre outras personalidades.

O Campeonato Europeu Universitário de Basquetebol 3x3 é organizado, em conjunto, pela Federação Académica do Porto, Universidade do Porto e Politécnico do Porto, sob a égide da Federação Académica do Desporto Universitário, atribuída pela EUSA.

A nível internacional, marcam presença atletas da Áustria, Alemanha, Bulgária, Croácia, Estónia, Eslovénia, Espanha, França, Grécia, Hungria, Holanda, Israel, Itália, Lituânia, Noruega, Polónia, Romênia, Rússia, Suíça, Turquia e Ucrânia.

Juntamente com o Município de Matosinhos, a Câmara do Porto é parceira institucional do evento, na senda da prioridade que tem dado à promoção da prática desportiva na cidade.