Educação

Universidade Júnior mostra ensino superior a mais de 7500 jovens e crianças

  • Notícia

    Notícia

foto_ujunior.jpg

Arranca hoje a Universidade Júnior com mais de 7500 jovens e crianças e cerca de 200 atividades. É o maior programa nacional de iniciação ao ambiente universitário que, durante o mês de julho e a primeira semana de setembro, abre as portas da Universidade do Porto (U.Porto) a estudantes do ensino básico e do secundário.

Em declarações à agência Lusa, o reitor da U.Porto revelou que a iniciativa tem despertado o "interesse de várias instituições internacionais.

"Temos vários parceiros distribuídos pelo mundo que estão a tentar aplicar o modelo nos seus países, porque reconhecem que é muito interessante", afirmou António Sousa Pereira, que deu como exemplo desse interesse a reitora da Universidade de Cabo Verde, Judite Nascimento.

Nesta edição, a 15.ª, participam 7585 jovens e crianças, entre os quais 40 estrangeiros, com idades entre os 11 e 17 anos. Os alunos vão poder integrar as 175 atividades concebidas por centenas de professores, investigadores e estudantes das faculdades e centros de investigação da U.Porto, que estão organizadas de acordo com o nível de escolaridadee distribuídas pelas áreas das ciências, da saúde, das artes, das línguas e do desporto.

A edição deste ano divide-se em três temáticas: "Experimenta o Verão" para os alunos do 5.º e 6.º anos, "Oficina de Verão" e "Oficinas Temáticas" para os alunos do 7.º e 8.º anos, e "Verão em Projeto" para os alunos do 9.º ao 11.º ano.

Além das atividades, mais de 1.300 jovens vão também integrar o programa de alojamento da Universidade Júnior, que se localiza no Regimento de Transmissões, em Vila Nova de Gaia. A abrangência geográfica da iniciativa tem vindo a ser reforçada através dos protocolos de colaboração estabelecidos com 45 municípios de norte a sul do país, incluindo as ilhas.

Desde o seu início, em 2005, a "Universidade Júnior" já recebeu mais de 65 mil alunos.