Educação

Universidade do Porto integra uma das primeiras 17 Universidades Europeias

  • Notícia

    Notícia

#mno_parada_leitao_02.jpg

A Universidade do Porto integra a aliança EUGLOH - European University Aliance for Global Health, juntamente com quatro outros estabelecimentos de ensino congéneres da União Europeia.

Essa aliança surge no contexto da criação de 17 Universidades Europeias, que correspondem a 17 alianças transnacionais de estabelecimentos de ensino superior de toda a UE, que partilham uma estratégia de longo prazo e promovem os valores e a identidade europeus.

Além da Universidade do Porto, selecionada para a EUGLOH, a Comissão Europeia indicou mais duas outras portuguesas, designadamente a Universidade de Lisboa (que integrará com mais seis a UNITE - University Network for Innovation, Technology and Engineering) e a Universidade de Aveiro (que fará parte da ECIUn - European Consortium of Innovative Universities, com mais 10).

As Universidades Europeias visam "reforçar significativamente a mobilidade dos estudantes e do pessoal e promover a qualidade, a inclusão e a competitividade do ensino superior europeu", aponta a CE em comunicado.

O documento explica que "as Universidades Europeias tornar-se-ão campus interuniversitários em torno dos quais os estudantes, os doutorandos, o pessoal e os investigadores podem circular sem barreiras. Reunirão os seus conhecimentos especializados, plataformas e recursos para a realização de programas ou módulos comuns que abranjam várias disciplinas. Estes programas serão muito flexíveis e permitirão aos estudantes personalizar a sua educação, escolhendo o que querem estudar, onde e quando fazê-lo, e onde obter um diploma europeu".