Educação

Universidade do Porto colocada no topo mundial da investigação pelo ranking de Leiden

  • Notícia

    Notícia

#fib_fachada_univerdidade_do_porto.jpg

A edição de 2020 do ranking de Leiden, associado a uma prestigiada instituição de ensino superior da Holanda, colocou a Universidade do Porto entre as 100 melhores do mundo, nas áreas da Saúde e Biomédicas e das Ciências da Vida e Biologia.

A Universidade do Porto voltou a ser posicionada entre melhores do mundo, no que diz respeito à produção científica, pelo CWTS Leiden Ranking, um dos mais importantes rankings internacionais do ensino superior. Surge no 153.º lugar a nível mundial e no 38.º a nível europeu, numa lista que classifica cerca de 1.000 instituições de todo o mundo.

Já nas áreas da Saúde e Biomédicas, a U.Porto está destacada como a melhor universidade portuguesa, no 149.º lugar.

Numa análise realizada por temas, avança ainda o Notícias U.Porto, a instituição surge, a nível global, na 78.ª posição no que diz respeito às áreas da Física e Engenharias, no 284.º lugar nas áreas das Ciências Sociais e Humanidades e na 317.ª posição nas áreas de Matemática e Ciência de Computadores.

Realizado pelo Center for Science and Technology Studies (CWTS), da Universidade de Leiden, na Holanda, o ranking analisa o desempenho, qualidade e impacto das publicações científicas, tendo por base os dados científicos da Web of Science (WoS) da Thomson Reuters.

Focada nos dados relativos ao quadriénio 2015-2018, a edição deste ano compreendeu a análise de mais de 1.100 universidades de 65 países e centrou-se em publicações sob a forma de artigos e reviews (avaliações). Deste estudo foram excluídos livros, publicações em atas de conferências e publicações em periódicos não indexados na base WoS.

Entre os indicadores em análise contam-se: o impacto científico, entendido como os artigos publicados; as colaborações, ou seja, artigos em parceria; o acesso aberto (proporção de artigos de livre acesso); e o género, isto é, proporção de autoras.

Também a edição deste ano do ranking Xangai já tinha classificado a Universidade do Porto como a quinta melhor do mundo na área de Ciência e da Tecnologia Alimentar.