Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Universidade do Porto celebra 106 anos com vasto programa de atividades culturais e desportivas
21-03-2017

A Universidade do Porto celebra 106 anos esta quarta-feira, dia 22 de março. Artur Santos Silva é o orador convidado da sessão solene do Dia da Universidade, que terá lugar às 15 horas, no Salão Nobre da Reitoria.


Para comemorar o Dia da Universidade 2017, a Universidade do Porto preparou um programa de atividades culturais e desportivas, dirigido a toda a comunidade académica e população em geral, que vão levar as comemorações até às ruas e outros espaços da cidade.


O ponto alto das comemorações é a sessão solene do Dia da Universidade, que vai reunir no Salão Nobre da Reitoria os representantes das principais instituições da cidade e região e dos órgãos de governo da Universidade do Porto. Com início marcado para as 15 horas desta quarta-feira, o evento abrirá com o tradicional cortejo dos professores doutorados da Universidade.


Este ano, o orador convidado é Artur Santos Silva, Presidente do Conselho de Administração da Fundação Calouste Gulbenkian e Doutor Honoris Causa pela Universidade do Porto. No final da cerimónia, o Reitor da Universidade do Porto, Sebastião Feyo de Azevedo, fará o balanço anual das atividades da instituição e abordará os desafios futuros que se colocam à instituição.


O Dia da Universidade é ainda o momento de reconhecer e premiar o mérito de estudantes e professores que se distinguiram ao serviço da UP durante o último ano.


Entre as distinções a atribuir inclui-se o Prémio de Excelência Pedagógica, destinado ao professor com o melhor projeto de inovação e qualidade pedagógica do ano. De resto, 26 estudantes recebem o Prémio de Cidadania Ativa e o Prémio Incentivo.


Antes da proclamação dos novos Professores Eméritos da Universidade do Porto, haverá um momento musical a cargo de Jed Barahal, violoncelista de origem norte-americana e professor da Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Porto,


UMA CELEBRAÇÃO COM MÚSICA E DESPORTO


As comemorações do 106.º aniversário da Universidade Porto arrancam já esta terça-feira, às 21,30 horas, com um Concerto de Tributo à cidade e à Região no Teatro Rivoli (Grande Auditório Manoel de Oliveira). Sob direção artística do maestro José Eduardo Gomes, a Orquestra Clássica da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) vai interpretar um conjunto de obras de Beethoven, J. Sibelius, G. Bizet e Tchaikovsky.


Já no Dia da Universidade, e uma vez terminada a sessão solene, toda a população está convidada a juntar-se numa corrida pelas ruas do Porto, com destino à Reitoria. Integrada no projeto UPRunning, a corrida partirá à mesma hora (18,45 horas) dos três polos da Universidade: Reitoria (polo I), pavilhão Luís Falcão (polo II) e Estádio Universitário (polo III). 


Também no dia 22 de março, o Centro de Desporto da Universidade do Porto (CDUP) abre as portas das instalações desportivas ao Programa UPFit - Faculdade de Desporto e CDUP-Boa Hora - para que todos possam comemorar o 106.º aniversário da UP de uma forma ativa e saudável. Musculação, sessões de ritmo e dança, yoga, pilates, natação e hidroginástica são algumas das atividades disponíveis, a título gratuito.


Apesar de formalmente constituída a 22 de março de 1911, por diploma do I Governo da República, as raízes da Universidade do Porto remontam a 1762 e à Aula Náutica criada por decreto régio, a pedido dos principais comerciantes vinícolas da cidade. Esta escola, que marcou o início do ensino público no Porto, funcionou nas instalações do então Colégio dos Meninos Órfãos, no local onde agora se situa a Reitoria da Universidade do Porto.