Educação

Universidade do Porto tem a taxa de procura mais elevada do Ensino Superior

  • Notícia

    Notícia

#fib_fachada_univerdidade_do_porto.jpg

A Universidade do Porto (U.Porto) é a instituição com a mais alta taxa de procura do país no Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior de 2018, de acordo com os dados publicados ontem pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

Com uma taxa de procura de 172%, a U.Porto alcançou o melhor rácio de candidatos por vaga registado entre as universidades portuguesas, ou seja, para 3.976 vagas disponibilizadas houve 6.834 candidatos a colocá-la como primeira opção. Desta forma, ficaram preenchidas a quase totalidade das vagas, com uma taxa de preenchimento de 99,8%.

A instituição distingue-se também com a mais alta classificação média de acesso entre as universidades portuguesas, nomeadamente 159 valores de nota média de entrada nos seus 52 cursos de licenciatura e mestrado integrado. Uma classificação superior em mais de 6 valores à segunda universidade melhor colocada neste campo, a Nova de Lisboa, que registou uma nota média de entrada de 152,6.

A U.Porto inscreve ainda 10 ciclos de estudo (40%) no top 25 da lista de cursos com as mais altas notas de entrada: Engenharia e Gestão Industrial (186,3), Bioengenharia (183,0), Medicina ICBAS (182,2), Medicina FMUP (181,0), Línguas e Relações Internacionais (180,0), Engenharia Informática e Computação (177,8), Arquitetura (175,5), Gestão (175,0), Línguas Aplicadas (174,6) e Engenharia Mecânica (174,5).

A salientar também que o curso de Medicina no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) da U.Porto registou, pela primeira vez, a média de entrada no ensino superior mais elevada nesta área na primeira fase de colocação com 18,22 valores, segundo dados oficiais, e 155 estudantes colocados. Contudo, Medicina, que foi durante anos o curso com a média mais elevada, é o sétimo registo médio mais alto em 2018.

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior disponibilizou este ano, pela primeira vez, as estimativas de inscrições ao abrigo do Estatuto de Estudantes Internacionais e, segundo essa informação, a U.Porto terá 538 estudantes internacionais inscritos.

A tradicional sessão oficial de boas-vindas aos novos estudantes da U.Porto que chegam à cidade está marcada para a tarde da próxima quinta-feira, 13 de setembro, às 14 horas, junto à Reitoria (Praça de Gomes Teixeira).

As candidaturas à segunda fase do concurso nacional de acesso decorrem entre 10 e 21 de setembro. Os resultados serão divulgados a 27 de setembro.