Educação

Universidade Católica lança curso inovador de Investigação Empírica

  • Notícia

    Notícia

#fib_investigacao_01.jpg

Arranca esta sexta-feira no Instituto de Bioética da Universidade Católica-Porto o primeiro Curso Internacional de Investigação Empírica (ICER), uma formação que tem como objetivo a promoção do pensamento crítico na construção de artigos científicos.

Sandra Martins Pereira, uma das coordenadoras do projeto, em declarações ao JPN, explicou que o curso irá permitir "capacitar investigadores para a disseminação de resultados científicos, não só para a academia, através de artigos científicos, mas também tornar os dados acessíveis à sociedade, através da divulgação nos meios de comunicação social".

Na prática, o curso irá recorrer a Media Training para ajudar os alunos de doutoramento a tornar a linguagem académica mais acessível e próxima do cidadão.
A coordenadora entende que o Media Training é um aspeto fundamental na formação dos investigadores, já que, "os projetos para serem aprovados pela Comissão Europeia têm de incluir a componente de disseminação de resultados científicos".

Apesar ser lecionado no Instituto de Bioética, a formação está pensado para um público de várias áreas científicas, como doutorandos em Enfermagem, Bioética ou em Ciências da Saúde.

O curso divide-se em 10 módulos com sessões marcadas a partir de 16 de fevereiro e com término a 24 de março.