Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

União Europeia em debate
15-01-2016

O antigo presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso afirmou que a União Europeia tem todas as condições para projetar influência a nível externo e que o devia fazer.

 

Durão Barroso falava numa conferência, ontem à noite, na Fundação de Serralves, subordinada ao tema "A Governação Mundial num Mundo Policêntrico: Os Desafios da União Europeia", moderada por Rui Moreira, presidente da Câmara do Porto, que na sua nota introdutória salientou alguns dos cargos ocupados pelo antigo primeiro-ministro.

 

Durão Barroso afirmou acreditar que os principais problemas atuais a enfrentar pela União são políticos, "desde logo o crescimento do populismo e da xenofobia".

 

Realçou que a União Europeia é relevante "naqueles domínios em que de alguma forma já se federou", mas menos nos "domínios que permanecem em larga medida sob o controlo dos Estados-membros".


"Temos a Europa espaço, mas não temos ainda a Europa potência. Falta a vontade. Falta essencialmente a vontade. Porque se a Europa quiser, se houver o entendimento político de projetar valores, projetar influência e defender interesses a Europa tem todas as condições", declarou.

 

A sessão integra o Ciclo de Conferências "Tendências Globais 2030: Os Futuros de Portugal", promovido pela Fundação Serralves, e comissariado por Álvaro Vasconcelos, coordenador do Comité de Direção do GG10 e do relatório "Global Trends 2030 - Citizens in na Interconnected and Polycentric World", editado pelo EUISS para a União Europeia. As conferências iniciaram-se em 28 de setembro de 2015 e prolongam-se até 11 de fevereiro de 2016. O objetivo da iniciativa passa pela identificação e discussão de megatendências globais nos domínios político, económico, tecnológico e da segurança, bem como, no seu impacto no futuro dos portugueses e da democracia. 


Mais informações sobre este Ciclo de Conferências no site de Serralves