Sociedade

Uma semana em cheio no Porto Innovation Hub

  • Notícia

    Notícia

#fib_porto_innovation_hub.jpg

O Porto Innovation Hub cumpre a partir desta terça-feira mais uma semana repleta de atividades, dando continuidade ao ciclo de debates "A Inovação na transformação da Cidade", agora focados na economia, no emprego e no empreendedorismo.

Agendado para este terça-feira, às 18 horas, o primeiro debate da semana encerrará o terceiro tema-âncora "Aproximar ao Sustentável", com uma discussão aberta sobre "Resíduos e Cidade". Serão questionados, entre outros, os problemas de produção e redução de resíduos urbanos, e a forma como a cidade tem dado resposta a estes problemas, num debate que terá Fernando Leite como moderador e Luís Capão, Fernando Pereira, Filipe Araújo e Lino Oliveira por oradores.

No dia seguinte, quarta-feira, O Porto Innovation Hub dará início ao quarto e último tema-âncora desta edição: "Transformar a Economia".

O primeiro sub-tema será dedicado ao "Emprego, Empreendedorismo e Estruturas de Apoio", contando com a moderação de Clara Gonçalves, tendo como oradoras Helena Santos e Catarina Simões. A discussão aberta "O Porto e os novos paradigmas de emprego" irá debater, nomeadamente, quais as profissões do futuro face à crescente dependência tecnológica e de que forma o Porto se tem posicionado perante esta questão.

Já na quinta-feira, a discussão será sobre "Empreendedorismo - Novos atores, desafios e oportunidades", numa conversa moderada por Paulo Calçada, que irá questionar o que é ser empreendedor no Porto, que apoios a cidade oferece ao empreendedorismo, o que leva a que uma Startup acabe ou se desloque e quais os modelos existentes de financiamento e de apoio ao crescimento da nova economia. Ana Teresa Lehmann, Celso Guedes de Carvalho e Paula Costa são os oradores convidados desta sessão, com início às 18 horas.

Igualmente ligadas ao tema-âncora "Transformar a Economia", haverá também três Sessões Abertas ao longo da semana. A primeira, "Service Design for Better Public Services", na quinta-feira, entre as 15,30 e as 17 horas, onde serão debatidas as novas formas de desenvolver serviços públicos ainda mais eficazes, inclusivos e de excelência.

Na sexta-feira, entre as 10 e as 12 horas, a Sessão Aberta "Bolsa Talks # Porto" apresenta o programa da Bolsa do Empreendedorismo 2017 (os seus momentos, enquadramento e as formas de participação e candidatura), sendo destinada aos públicos com potencial de participação, como empreendedores, projetos de empreendedorismo e Startups em fase de lançamento. 

Finalmente, no sábado, 18 de fevereiro, entre as 10 e as 12 horas, a Sessão Aberta "Ambiente em família - Energias alternativas - uma perspetiva ecologista", terá por orientador António Eloy, que questionará o que é a energia, como vivemos com ela e quais as formas de energia de que necessitamos para sobreviver e viver em sociedade. A resposta a estas questões será descoberta durante uma sessão muito prática, onde serão abordadas as energias renováveis (solar e eólica), os problemas de poluição associados à produção, o consumo energético e de que forma podemos poupar na utilização da energia.

Inscrições e mais informações em www.portoinnovationhub.pt.