Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Uma ópera para rir no Salão Paroquial de Aldoar
10-03-2017

A montagem de uma ópera de Mozart sem orçamento transforma-se num espetáculo para o povo, ou melhor, com o povo. E promete encher de gargalhadas o Auditório de Aldoar, nas noites desta sexta-feira e sábado.


Levantar a produção de uma ópera sem possibilidade de pagar aos maiores nomes do canto lírico apela ao bem português sentido de "desenrascanço" e só podia resultar num espetáculo fantasioso e hilariante, como o que a Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo (ESMAE) apresenta, às 22 horas de hoje e amanhã, no Auditório do Salão Paroquial de Aldoar.


De entrada livre, "A Audição" começa quando uma pequena companhia e um empresário pouco conhecido decidem lançar-se na produção de um espetáculo de ópera para que não têm orçamento. Porque as grandes estrelas, os nomes mais cintilantes do canto lírico luso, são proibitivos, porque nem o "cachet" é atraente, nem o nome do empresário sedutor, têm de encontrar alternativas.


A ópera é exigente: "Cosi fan Tutte" (em Português "Assim fazem todos"), de Mozart. Coisa fina, de fino recorte lírico. Os cantores são criaturas à procura de salvação para as suas vidas pequenas. Pela música, pois! Pela ópera: pelo espetáculo dos espetáculos!


A oportunidade é única. Chegam de todas as partes do mundo: do Canadá, o emigrante saudoso; da Amadora os irmãos rappers gagos; de Santa Maria da Feira e do mundo da pop miserável, a frustrada lady gaga da portugalidade; de Cabeceiras, a velha cantora reformada que nunca chegou a estrear; de Rio Tinto a filha talentosa que a mãe agencia; de Gondomar, o cantor gago; a cantora rural; e tantos mais.


Uma coisa é certa: se o desesperado empresário está disposto a ceder no elenco para levar a termo o seu empreendimento, não cede nos conteúdos: Mozart será sempre a referência. Quem entra na grande ópera? Estão inauguradas as audições.


"A Audição" volta ao mesmo palco pelas 22 horas de sábado, numa iniciativa da União das Freguesia de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde, com o apoio da Câmara do Porto.