Educação

Uma cidade desenhada por meninos de 4 e 5 anos

  • Notícia

    Notícia

Foram as propostas apresentadas pelos "deputados" municipais mais novos de todas as sessões de Políticos por Um Dia. A simplicidade e espontaneidade das intervenções dominaram a agenda da "assembleia municipal", cujo tema principal foi "A cidade".

Desta vez, foram as crianças de quatro e cinco anos dos jardins-de-infância de S. Miguel de Nevogilde e da Lomba os protagonistas da sessão desta manhã, de um projeto que integra o programa municipal Porto de Crianças e onde os mais novos assumem o papel de deputados.

Pedro Baganha, vereador responsável pelos pelouros do Urbanismo e do Espaço Público e Património da Câmara do Porto, participou da discussão e ouviu as soluções encontradas pelas crianças para as situações que observaram e que consideraram que são "feias" e que têm de ficar mais "bonitas".

"Ter miúdos desta idade com esta disciplina, com o respeito pelo sítio onde estão, mas com esta vivacidade é muito refrescante", disse Pedro Baganha no final da sessão.

"Foi uma manhã de sexta-feira muito bem passada e é bom lembrarmos, periodicamente, para quem estamos a trabalhar quando falamos de futuro", reconheceu o autarca.

A limpeza urbana das ruas e das praias dominou as propostas apresentadas, mas foram as duas maquetas apresentadas por cada uma das escolas que surpreenderam o responsável político, ambas com "desenhos urbanísticos" para a cidade.

"Para mim como arquiteto é absolutamente fantástico, porque assim as crianças percebem o trabalho que as coisas dão a planear, que surgem com uma determinada intenção. Acho que é um trabalho muito meritório", referiu o vereador.

Na preparação da sessão, os alunos fizeram um percurso documentado à envolvente da respetiva escola e outro pela cidade, com uma visita ao Centro Histórico e a alguns dos principais monumentos.