Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

"Um simbólico sepulcro" para ver no Museu da Misericórdia do Porto
14-09-2016

É inaugurada amanhã, dia 15 de setembro, no Museu da Misericórdia do Porto (MMIPO) a mostra intitulada "Um simbólico sepulcro". A mostra resulta de um protocolo estabelecido entre a Santa Casa e a Direção Geral do Património Cultural (DGPC), que prevê a cedência temporária de peças do Museu Nacional Machado de Castro ao MMIPO.


Em exposição estará uma urna eucarística, do século XVIII, em prata relevada, incisa e recortada. Este objeto era utilizado na reposição eucarística, sendo proveniente do Convento do Louriçal. A urna eucarística era uma alfaia religiosa usual nas cerimónias da Semana Santa.


Pousada sobre uma base elevada, a urna era exposta aos fiéis sobre um altar ornamentado especialmente para o efeito, o qual era também designado por Sepulcro ou Monumento. Apenas flores e velas acesas eram permitidas para enquadrar o simbólico "Sepulcro", sendo interdita a utilização de panos negros, a exposição de outras alfaias religiosas ou de imagens de santos e ainda de representações alusivas à Paixão de Cristo.


Será possível vê-la até dia 2 de novembro.