Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

"Um prémio [Melhor Destino Europeu 2014] de todos os portuenses, de todos os portugueses"
14-02-2014

"O prémio não é apenas um impulsionador da oferta turística, reflete também o sentimento dos portuenses de que, apesar da crise, podem fazer, individualmente ou coletivamente, alguma coisa pelo seu futuro", afirmou Rui Moreira. E sublinhou: "O turismo é muito importante, mas tem de ser bem percecionado pela população em geral. Escrevi isso em 2009, no livro que publiquei sobre o Porto. É muito importante que a chegada de turistas não seja vista, pela população, como um movimento de expulsão. É algo complementar, que melhora a qualidade de vida das pessoas. Quando conseguimos envolver a população, pessoa a pessoa, estamos a envolver todos para ganhar este prémio, estamos a envolvê-la na estratégia da cidade. Este sentimento de pertença é muito diferente das estratégias seguidas no passado. Hoje, o turismo cria postos de trabalho, convive bem com os habitantes, as pessoas são elas próprias uma atração turística. Quando um turista visita o Porto realça a afabilidade, o seu modo de estar, como cantam, se comportam".


Daí que este prémio seja, para o Presidente da Câmara, visto como um "ponto de viragem", já que pretende-se captar público de destinos mais longínquos, com maior poder de compra. "Fazer este caminho é importante para que o Porto deixe de ser o segredo mais bem guardado da Europa e de ser visto como um destino impulsionado apenas pelas [companhias] low cost. Acredito que estamos no ponto de viragem de um processo que começou impulsionado pelos voos de baixo custo, mas que começa a ter um valor tal que já é o Porto a puxar pelo aeroporto", acrescentou.


Rui Moreira lembrou, a propósito, que já este ano, várias companhias aéreas inauguraram voos e rotas a partir do Porto. "Desde o dia 8 que a Easy Jet voa do Porto para o Charles de Goulle, em Paris. Também a Europe Airpost anunciou esta semana o início de voos regulares para vários destino em França. A Ryanair aumentará este ano os voos a partir do Porto e fechámos o ano com mais 14% de dormidas do que em 2012", revelou.
O Presidente da Câmara notou também que, desde que está na Câmara, a cidade "tem vindo a somar distinções", nomeadamente a identificação da Ribeira como uma das mais belas ruas do mundo por uma das mais importantes revistas de turismo da Europa ou a referência em jornais como o New York Times, o Libération, o El País ou o The Hindu, com cerca de dois milhões de exemplares diários vendidos.


A organização deixou também expresso o seu regozijo pela vitória da cidade do Porto: "Queremos felicitar as autoridades municipais pelo excelente trabalho realizado durante estas três semanas de mobilização, flash mob, vídeos e divulgação. Foi um chamamento ao voto com uma belíssima energia, para o qual contribuíram o turismo local ou os voluntários que promoveram a eleição da cidade".