Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Um Objeto e seus Discursos recomeça neste sábado no Museu Romântico
08-03-2019

O ciclo cultural Um Objeto e seus Discursos por Semana está de volta amanhã, dia 9 de março, às 18 horas. Numa temporada dedicada aos museus da cidade, o calendário começa no Museu Romântico da Quinta da Macieirinha.


Será em torno de um estojo de toillete masculino que se vai desenrolar a conversa, com uma abordagem descontraída, mas simultaneamente rigorosa.

Cabe à museóloga Ana Bárbara Barros, coordenadora do Museu Romântico da Quinta da Macieirinha, desvendar os segredos guardados em cada compartimento daquele objeto, pertença da coleção do espaço museológico.

A sessão, que também vai abordar os hábitos de beleza no masculino com um dos mais carismáticos barbeiros que há 30 anos trabalha na Baixa do Porto, Manuel Cardoso, propõe assim uma viagem no tempo até ao século XIX.

Nessa altura, as viagens constituíam uma das práticas quotidianas prediletas das famílias mais abastadas e essa realidade levou à produção de um conjunto de objetos utilitários e portáteis, como os estojos de viagem ou necessaires.

Nas suas deslocações, os viajantes endinheirados faziam-se acompanhar de sofisticadas e requintadas maletas, nas quais transportavam os seus pertences mais pessoais. Desde modelos mais simples e sóbrios até verdadeiros acessórios de luxo, estas pequenas unidades portáteis transportavam em segurança os mais variados objetos e utensílios da área da higiene pessoal, joalharia, costura, escrita, alimentação, fumo ou até material médico ou científico.

Em 2019, estão agendadas 31 sessões de Um Objeto e seus Discursos por Semana que vão focar outros tantos equipamentos, municipais ou não, que representam uma vertente do que de mais importante a cidade tem para a preservação e divulgação da sua História e da sua identidade.

A participação é gratuita mas limitada ao espaço (60 lugares). Garanta o seu lugar, levantando semanalmente bilhete, máximo dois por pessoa, nos locais habituais.

//
Museu Romântico da Quinta da Macieirinha