Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Um Objeto e seus Discursos por Semana evoca o legado de Carlos Ramos e a 1.ª exposição magna da ESBAP
03-05-2019
O ciclo Um Objeto e seus Discursos por Semana vai neste sábado ao Museu da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto para recordar a sua antecessora ESBAP e o legado do respetivo diretor Carlos Ramos.

Com início às 18 horas, a sessão (de entrada livre até à lotação do espaço) põe à conversa a atual diretora daquela faculdade, Lúcia Almeida Matos, e o escultor, arquiteto e o professor universitário João Barata Feyo, tomando como ponto de partida a primeira edição das "exposições magnas". Tratou-se de uma série de eventos anuais realizados pela então Escola Superior de Belas Artes do Porto (ESBAP) por iniciativa do seu diretor Carlos Ramos, entre 1952 e 1968.

Concebida como parte da missão pedagógica da instituição, por orientação do Conselho Escolar da ESBAP, a exposição magna constituiu uma mostra anual de arquitetura, pintura e escultura, "o pacto das três artes maiores", na Sociedade Nacional de Belas Artes, exibindo "os trabalhos dos alunos mais classificados durante o ano letivo anterior, a par dos professores a quem competia o ensino daquelas especialidades, dando assim a conhecer a seu tempo, e publicamente, o produto das atividades profissionais e escolares de mestres e alunos".

Oportunidade para revisitar o legado de Carlos Ramos, o objeto desta sessão do ciclo municipal é assim a memória desta primeira exposição coletiva, cuja particular circunstância (a escassez de trabalhos para expor) ditou que a mesma se dedicasse fundamentalmente a homenagear o professor escultor Salvador Barata Feyo (1899-1990).

A conversa de João Barata Feyo e Lúcia Almeida Matos tem como moderador o artista plástico e curador Luís Pinto Nunes, coordenador do Museu e Gabinete de Exposições da FBAUP e membro do comité de especialistas em diferentes domínios da arte contemporânea do projeto Aquisições / programa Pláka, da Câmara do Porto.

//
Museu da FBAUP
Av. de Rodrigues de Freitas, 265