Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Um dos últimos marinheiros do Douro partilha memórias no Museu do Vinho do Porto
24-07-2019
António Russo, um dos últimos marinheiros do Douro, vai partilhar histórias das viagens dos Rabelos e de outras memórias na próxima sexta-feira, 26 de julho, no Museu do Vinho do Porto. A conversa tem início às 18 horas.

O marinheiro tem uma vida ligada ao rio Douro e muitas histórias para contar. Descendente de uma família de arrais e mestres cresceu com os barcos Rabelo e durante 20 anos "fez vida" a transportar pipas de Vinho do Porto. Natural de Porto Antigo, Cinfães, este "marinheiro" de 85 anos vai desvendar como era navegar no rio Douro.

A conversa vai abordar temáticas quotidianas e os participantes vão ficar a saber como era o dia-a-dia, as rotinas, o que comiam, que funções desempenhava cada tripulante, quais os pontos mais perigosos, como lidavam com os acidentes, entre muitas outras curiosidades.
António Russo gostava mais de navegar à vela e desvenda que "era uma vida muito bonita. Há um ditado que diz: "À vela peje quem quiser mas braceje quem souber".

Ainda segundo o marinheiro, por vezes navegavam à noite e, nessas alturas, não podia faltar o caldo e a carne e a camaradagem era única. "Quando era para navegar o mestre já sabia onde o barco devia passar. O conhecimento foi sendo passado de boca em boca. Não usávamos mapas nem travões", explica.

A conversa será orientada por Luís Pisco e Rui Santos e está inserida no programa mensal "No Museu ao Entardecer", promovido pelo Museu da Cidade. A iniciativa faz parte da programação semestral "O que há de novo nos museus municipais?", que oferece variadas opções de âmbito cultural e permite conhecer de forma descontraída os equipamentos municipais e o que neles se "esconde".


+Info: A entrada está sujeita à aquisição de bilhete (€2,20), que pode ser feita online

Museu do Vinho do Porto 
Rua da Reboleira, 37 | 4050-492 Porto