Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Um bicho em prata de Luiz Ferreira dá o mote para sessão sobre a ourivesaria
07-06-2018

A arte da ourivesaria preenche a sessão deste sábado do ciclo Um Objeto e Seus Discursos por Semana, que vai ao Palácio da Bolsa, a partir das 18 horas, evocar Luiz Ferreira entre outros ourives que contribuíram para engrandecer esta atividade. 


São belos, são míticos e são objeto de desejo de sucessivas gerações. Os "bichos" criados pelo ourives Luiz Ferreira (1909-1994) ultrapassam em muito a modelação da prata para se tornarem obras de arte de estilo inconfundível.


Tendo começado a sua prática na Rua das Flores e seguindo em 1970 para a Rua Trindade Coelho, é no Palácio da Bolsa que o ciclo municipal celebra, na companhia da família e do principal autor e especialista destas criações, joias decorativas espalhadas por esse mundo fora em casas particulares, casas reais e estabelecimentos de luxo.


Além dos anéis, brincos, pulseiras, colares e botões de punho, são os animais - coelhos, lagostas, cães, patos ou cisnes - frequentemente articulados, que fazem as delícias de conhecedores e de apaixonados.


Assim, o historiador e conservador da Casa-Museu Guerra Junqueiro é o anfitrião desta sessão, na qual participam David Ferreira, filho de Luiz Ferreira e que começou a trabalhar com o pai em 1973, e Gonçalo Vasconcelos e Sousa, historiador da Arte e professor catedrático.


O bilhete para o evento tem um custo de 2 euros e pode ser adquirido em www.bilheteiraonline.pt ou nos locais habituais.

Mais informações em www.umobjetoeseusdiscursos.com.