Sociedade

Últimos ingressos à venda para ver rali nos Aliados

  • Notícia

    Notícia

A bancada mais cara para a Street Stage do Rally de Portugal, que sexta-feira se realiza no Porto, esgotou esta tarde, juntando-se à bancada C (esgotada há vários dias). Os últimos ingressos para as bancadas A e B estão ainda à venda, mas a organização espera que esgotem ainda hoje. Ficam ainda disponíveis algumas centenas de bilhetes para a nova e espetacular Bancada D, junto ao salto montado em frente ao jardim da Cordoaria.

A Porto Street Stage traz ao centro da cidade, na sexta-feira, os melhores pilotos de rali da atualidade e entusiastas de todo o mundo. Para receber o Rally de Portugal, a Câmara do Porto preparou um amplo programa de informação, segurança e mobilidade, comunicado por vários meios, físicos e digitais. No terreno, avança a montagem das estruturas da classificativa, nomeadamente das oito bancadas para o público.

PLANO DE MOBILIDADE - A realização da prova implica a criação de zonas de acesso condicionado e alterações à circulação do trânsito, medidas que são acompanhadas com o reforço das operações dos transportes públicos. Metro, CP e STCP garantem a mobilidade quer do público do rali quer dos cidadãos em geral. Toda a informação surge exposta num mapa de fácil leitura.

Os condicionamentos de trânsito podem também ser conhecidos ao detalhe no portal do Porto.

MAPA PEDONAL - Atendendo ao facto de a prova impor áreas de circulação pedonal interdita, e de modo a se garantir a segurança de todos os cidadãos, foi concebido um mapa em que se informa sobre os percursos pedonais possíveis nas zonas por onde passa a Street Stage. Este mapa - que presenta também o programa do evento - está já nas ruas/espaços públicos que recebem a prova, mas também aqui.

COMUNICAÇÃO MULTIMEIOS - Do digital ao físico, são vários os meios por que se procura informar cabalmente os munícipes. A informação é disponibilizada nos canais web da autarquia, designadamente o Portal de Notícias Porto., nos órgãos de comunicação social, em plataformas outdoor (nomeadamente múpis) e em flyers bilingue (Português e Inglês).

MONITORIZAÇÃO E SEGURANÇA - O Centro de Gestão Integrada (CGI), instalado no quartel dos Batalhão de Sapadores Bombeiros, volta a ser o ponto nevrálgico de uma grande operação de segurança e mobilidade. Das 7 horas do dia 18 às 7 horas do dia 19, estará ativa uma equipa multidisciplinar composta por elementos das forças de segurança e proteção civil, responsáveis municipais, representantes das operadoras de transporte público e membros da organização do Rally de Portugal. O objetivo é monitorizar o evento nas múltiplas vertentes e garantir a capacidade de intervenção articulada e imediata em quaisquer situações.

CONDIÇÕES PARA PESSOAS COM MOBILIDADE REDUZIDA - O Município preparou dois espaços específicos para pessoas com mobilidade reduzida, localizados, respetivamente, na Praça D. João I e à entrada do Passeio dos Clérigos (ver no Mapa Pedonal). As duas zonas são de acesso gratuito, mas requerem pré-inscrição para o email rally@cm-porto.pt.

ESTRUTURAS AMOVÍVEIS - No centro da cidade decorrem os trabalhos de colocação das estruturas da Street Stage, designadamente, a montagem de oito bancadas, num total de 4.997 lugares sentados, e duas travessias aéreas na Avenida dos Aliados. Há, ainda, que colocar 6.850 metros de rede ao longo de todo o circuito; 600 maciços de cimento e cerca de 1.750 separadores de plástico, enchidos por 35 mil litros de água, para delimitar a pista; 4 km de fibra ótica para transmissão do sinal de TV para a RTP e para os oito grandes ecrãs, que permitirão o público acompanhar a prova; mais a montagem dos dois saltos que ficarão situados, respetivamente, na Avenida dos Aliados (sentido ascendente) e em frente ao Largo Amor de Perdição.

TRAÇADO - Este ano com 1.950 metros de extensão, a classificativa inicia-se na Av. Dom Afonso Henrique, junto à Sé Catedral, e termina ao lado do Tribunal da Relação do Porto. Estação de São Bento, parte da Rua de Sá da Bandeira, Rua de Magalhães Lemos, Avenida dos Aliados e Rua dos Clérigos fazem parte do percurso, cujo mapa pode ver aqui.

BILHETES - Diferenciando-se por cinco tipologias de bancada, os bilhetes estão à venda na bilheteira online da BOL e disponíveis nos locais habituais, nomeadamente, lojas FNAC, Worten, Sportzone, El Corte Ingles, CTT, Pousadas da Juventude; no Teatro Municipal do Rivoli, no edifício-sede da PortoLazer; e nas bilheteiras instaladas na Avenida dos Aliados (placa inferior) e no Largo do Amor de Perdição (Cordoaria).

Existem muitos lugares de acesso gratuito de onde será possível assistir à prova em segurança fora das bancadas pagas.

+Info:

Os munícipes podem procurar o esclarecimento necessário sobre a Porto Street Stage via telefone, email ou presencialmente.

Linha Direta: 936780291 e 936780273

Email: rally@cm-porto.pt

Atendimento presencial: espaço no Gabinete do Munícipe.

(Linha Direta e atendimento presencial estão disponíveis nos horários do GM: na quarta-feira das 9 às 20 horas; nos outros dias úteis das 9 às 17 horas)